eDocs - Email/Configuração OAuth2 - Erro ao realizar autorização. Não foi possível autenticar. Erro não foi possível carregar o arquivo ou assembly 'XX' ou uma de suas dependências. O sistema não pode encontrar o arquivo especificado
Incidente
No processo de configuração dos protocolos OAuth2 do Google (Gmail) ou Microsoft no Configurador do eDocs, ao clicar nos botões Autorizar Outlook ou Autorizar Gmail, o Configurador exibe a seguinte mensagem:
- Para Gmail: Erro ao realizar autorização. Não foi possível carregar arquivo ou assembly 'Google.Apis.Auth, Version=1.52.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=4b01fa6e34db77ab' ou uma de suas dependências. O sistema não pode encontrar o arquivo especificado;
- Para Outlook: Erro ao realizar autorização. Não foi possível autenticar. Erro Não foi possível carregar arquivo ou assembly 'Microsoft.Identity.Client, Version=4.45.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=0a613f4dd989e8ae' ou uma de suas dependências. O sistema não pode encontrar o arquivo especificado.
Causa
Essa situação ocorre quando o arquivo 'Microsoft.Identity.Client.dll' ou o arquivo 'Google.Apis.Auth.dll' não existe na pasta Configurador do diretório de instalação do eDocs (situação geralmente ocasionada por inconsistências no processo de atualização do sistema ou arquivo removido pelo antivírus do ambiente).
Solução
Para resolver essa situação siga as orientações a seguir:
1. Efetue a atualização da versão do eDocs, para que o arquivo seja criado na pasta. Clique aqui para consultar a documentação referente ao processo de atualização;
2. Após atualizar o sistema, realize o processo de configuração da conta novamente.
Importante
- Solicite que o responsável pela infraestrutura da empresa acompanhe o processo a fim de validar que não está ocorrendo nenhum erro ao copiar os novos arquivos durante a atualização;
- Verifique também se o antivírus não está bloqueando alguns arquivos durante o processo de atualização e/ou execução do sistema;