ERP - eDocs NFS-e Emissão - Quando o eDocs gera PDF de RPS e quando o eDocs gera PDF de NFS-e
Dúvida
Quando o eDocs gera PDF de RPS e quando o eDocs gera PDF de NFS-e?
Solução
Antes de você verificar qual é a lógica que o sistema eDocs utiliza para definir se será gerado PDF no formato de NFS-e ou PDF no formato de RPS, é importante que você entenda os seguintes conceitos:
- RPS é o Recibo Provisório de Serviço. O RPS serve para acobertar a operação da prestação de Serviço enquanto que a NFS-e baseada nesse RPS ainda não foi autorizada pela Prefeitura (fazendo uma analogia, é como se fosse o processo de contingência de NFS-e);
- A NFS-e é de fato a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica. Ela pode ou não ser gerada baseada em um RPS;
- Para maiores informações sobre RPS e NFS-e, clique aqui e acesse o Portal de Documentação Senior, pesquise por "Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) no Gestão Empresarial" e localize a documentação completa desta rotina.
Abaixo seguem informações sobre quando o eDocs gera cada tipo de PDF:
Importante
As informações abaixo são baseadas na definição dos status da NFS-e dentro do eDocs (campo Sit. da tela NFS-e / Emissões / aba Emissões). Para maiores informações sobre os status da NFS-e, clique aqui e acesse o Portal de Documentação Senior, pesquise por "Emissões NFS-e" e localize a documentação completa desta rotina no módulo NFS-e.
- Geração de PDF de RPS: o eDocs irá gerar o arquivo de PDF de RPS para qualquer status que não seja os status Emitida e Cancelada e que permitam a geração de PDF (os status de Falha e Rejeitada não permitem gerar PDF, por exemplo);
- Geração de NFS-e de RPS: o eDocs irá gerar o arquivo de PDF de RPS para qualquer status de Emitida e Cancelada. Isso porque para o eDocs apenas esses dois status indicam que de fato o registro gravado no eDocs está atrelado a uma NFS-e que foi autorizada ou cancelada pela Prefeitura.