ERP - eDocs NFS-e Emissão - Quais testes são possíveis de serem realizados sem que seja necessário o envio dos dados do Emitente da NFS-e
Dúvida
Quais testes são possíveis de serem realizados sem que seja necessário o envio dos dados do Emitente da NFS-e?
Solução
Mesmo sem que haja utilização de dados do Emitente da NFS-e (Prestador do Serviço) é possível fazer alguns testes de emissão de NFS-e fazendo-se uso de dados de outra Empresa (outro CNPJ).
Esses testes podem ser realizados quando o objetivo do teste não é validar o processo completo (ou seja, a NFS-e não precisa ser Autorizada pela Prefeitura).
Por padrão, a prefeitura sempre validará o CNPJ e a Inscrição Municipal do Prestador do Serviço, validando que esses dados se referem a um Contribuinte do Município.
Quando esses dados não são se um Contribuinte, então a Prefeitura retorna uma Rejeição para a tentativa de autorização da NFS-e.
Sendo assim, é possível testar o processo desde a integração do XML gerado pelo Gestão Empresarial | ERP até o processo de envio da NFS-e para a Prefeitura.
Observação
O teste poderá não ser efetivo caso a Prefeitura, para fazer qualquer comunicação, exija um usuário e senha válido para conexão ao WebService. Neste caso, o teste será limitado a integração do XML no eDocs, mas o envio para a Prefeitura não será realizado (ou haverá uma rejeição padrão do eDocs, ou haverá uma falha de comunicação com a Prefeitura por falta da informação de usuário/senha de acesso ao WebService).
A forma mais fácil de validar se é possível fazer o teste, é de fato fazendo o teste enviando um documento para a Prefeitura.
Para isso, realize o processo abaixo:
1. Aponte a filial do eDocs que você utilizará para o teste para a Cidade que você deseja fazer o teste. Isso é feito através da tela Configuração / Filiais / aba Filial / sub-aba Geral do Monitor do eDocs, alterando os campos Estado e Município:
2. Integre o XML que você deseja enviar para a Prefeitura e acompanhe o envio e retorno do XML;
3. Colete as informações que você deseja sobre o teste realizado (exemplo: mensagem de rejeição, Logs XMLs).
Importante
- Se o CNPJ da Empresa que você está utilizando para testar não é Contribuinte do município que você está realizando o teste, você poderá até fazer o teste em ambiente de Produção. No entanto, tome muito cuidado para não possui nenhuma NFS-e parada com algum status de Falha de envio para a Prefeitura, pois como o leiaute de NFS-e não tem controle de Ambientes (Homologação e Produção), se você mudar uma base de Homologação para Produção para realizar um teste e o eDocs enviar uma NFS-e para um ambiente de Produção onde essa Empresa é Contribuinte, você poderá acabar autorizando uma NFS-e em Produção indevidamente;
- Clique aqui para acessar a Documentação sobre testes com arquivos XML.