ERP - eDocs NFS-e - Como emitir NFS-e com o mesmo CNPJ/Filial mas enviando para Municípios diferentes de acordo com a Inscrição Municipal da Filial
Dúvida
Como emitir NFS-e com o mesmo CNPJ/Filial mas enviando para Municípios diferentes de acordo com a Inscrição Municipal da Filial?
Explicando o cenário:
1. Filial possui um CNPJ apenas;
2. Essa Filial necessita emitir NFS-e em vários municípios, sempre com mesmo CNPJ, mas utilizando inscrições municipais diferentes em cada Município.
Solução
A integração do ERP com eDocs já atende essa necessidade.
No ERP é possível gerar XMLs com mesmo CNPJ, mas inscrições municipais diferentes, sendo que o eDocs identifica a inscrição municipal presente no XML e determina para qual cidade deverá enviar o XML de acordo com o cadastro prévio de Inscrição Municipal existente no eDocs.
Abaixo segue o passo a passo para atender esse cenário:
1. Parametrize o eDocs conforme informações abaixo:
1.1. Acesse a tela Configurações / Filial do Monitor eDocs e selecione a aba Filial, sub-aba Geral;
1.2. Selecione a filial que você deseja efetuar a configuração das diversas Inscrições Municipais;
1.3. Acione o link Configurar Inscrições:
1.4. Cadastre as Inscrições Municipais da Filial, indicando cada Estado/Município para onde o eDocs irá enviar o XML de acordo com a Inscrição Municipal definida no XML:
Importante
Apenas municípios homologados pelo eDocs serão exibidos para seleção.
1.5. Após efetuar o cadastro, acione o botão Salvar da tela de Cadastro da Filial do eDocs para salvar as configurações;
2. Parametrize o Gestão Empresarial | ERP conforme informações abaixo:
2.1. Se você deseja ter cadastros diferentes de Filiais no Gestão Empresarial | ERP para cada Inscrição Municipal, verifique então:
2.1.1. Acesse a tela F070FCA - Cadastros / Filiais / Cadastro e realize o cadastro de mais uma filial com mesmo CNPJ;
2.1.2. No campo Inscrição Municipal, defina a inscrição municipal conforme a definida no cadastro junto a Prefeitura;
2.1.3. Defina as demais informações conforme o cadastro da Filial no Município;
2.1.4. Acesse a tela F020SNF - Cadastros / Mercado e Suprimentos / Parâmetros Fiscais / Séries Notas Fiscais / Cadastro e cadastre uma série para emissão das NFS-e nessa nova Filial;
Importante
Acima foram repassados passos muito básicos para cadastramento de uma Filial para atender esse processo. No entanto, o cadastramento de uma nova Filial é considerada uma Implantação. Dessa forma, se houver necessidade de apoio nesse ponto, a Senior disponibiliza um time de Consultoria que poderá ser contratado para apoiar nesse processo.
2.2. Se você deseja ter um único cadastro de Filial no Gestão Empresarial | ERP mas emitindo com várias Inscrições Municipais, verifique então:
2.2.1. Acesse a tela F020SNF - Cadastros / Mercado e Suprimentos / Parâmetros Fiscais / Séries Notas Fiscais / Cadastro e cadastre uma série para cada inscrição municipal;
Importante
A utilização de uma única filial com várias inscrições municipais exige que cada série seja cadastrada no ERP tenha uma série legal diferente. Do contrário, poderá ocorrer erros na integração com o eDocs impossibilitando a conclusão do processo.
2.2.2. Acesse a tela F098REG - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Identificador de Regras e cadastre o identificador de regras GER-000ABRASF1. Clique aqui para acessar a documentação desse identificador;
2.2.3. Crie uma regra que defina as diferentes inscrições municipais de acordo com a série cadastrada na tela tela F020SNF - Cadastros / Mercado e Suprimentos / Parâmetros Fiscais / Séries Notas Fiscais / Cadastro. A regra deverá retornar a inscrição municipal na variável do tipo alfa VSIntPreIsm;
2.2.4. Vincule a regra ao identificador GER-000ABRASF1 na tela F098REG - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Identificador de Regras;
Observação
Caso você já tenha uma regra vinculada ao identificador de regras GER-000ABRASF1, você deverá revisar essa regra para atender a nova necessidade.
3. Após as parametrizações indicadas acima, realize o processo de emissão das NFS-e;
3.1. Verifique na tela NFS-e / Emissões / aba Emissões do Monitor do eDocs o município de Emissão de cada NFS-e:
Observação
No eDocs sempre existirá apenas uma única Filial, independentemente da quantidade de inscrições municipais que essa filial possuir. Isso ocorre porque a identificação única da Filial no eDocs é o CNPJ da mesma.
Atenção
A definição se será criada uma nova filial no Gestão Empresarial | ERP ou se será efetuado processo com a mesma filial, alterando a inscrição municipal via regra é uma definição a ser realizada pela sua empresa, e deve levar em consideração obrigações acessórias posteriores que precisem ser entregues. Caso você precise de apoio para fazer essa análise, a área de Serviços da Senior poderá ser contratada para prestar um Serviço de Consultoria Especializada nesse cenário.