ERP – eDocs CT-e – Autorização de Emissão e Inutilização para o mesmo documento
Título
Incidente
Ao solicitar a integração do XML de inutilização do CT-e no eDocs, o mesmo foi autorizado na SEFAZ e retornado ao eDocs com o respectivo protocolo de autorização.
Posteriormente, o usuário através do seu Software Emissor gerou o XML de emissão do CT-e, integrando no eDocs e sendo enviado para a SEFAZ.
A SEFAZ deveria ter retornado uma rejeição para o eDocs, pois o CT-e já havia sido inutilizado. Contudo, a SEFAZ autorizou este documento, ficando então a mesma numeração autorizada e também inutilizada.
Causa
Essa situação ocorre por inconsistências no Servidor da SEFAZ, por permitir autorizar um documento que já estava inutilizado.
Solução
Este é um comportamento esperado pelo eDocs, pois seguindo o manual (clique aqui para acessar o mesmo) era aguardada a rejeição por parte SEFAZ, não sendo necessária uma validação por parte do eDocs para esse cenário.
É o mesmo comportamento realizado pela NF-e, pois os documentos de inutilização são separados da nota porque podem ser individuais ou por faixa.
Para tratar essa situação, realize os seguintes passos:
1. Entre em contato com a SEFAZ que autorizou e inutilizou o mesmo documento;
2. Valide junto à SEFAZ qual o procedimento adequado a ser tomado para esse cenário.
Importante
Esta situação não se trata de um problema da aplicação eDocs, mas sim de uma inconsistência de validação por parte da SEFAZ.