ERP – SPED ECD – Registro J215 referente ao saldo inicial está duplicado no Validador ECD
Incidente
No módulo Gestão de Contabilidade, ao realizar a geração e validação do arquivo do SPED Contábil (ECD) no validador do ECD, o registro J215 referente ao saldo inicial está duplicado, conforme imagem de exemplo abaixo:
Causa
Este incidente ocorre, pois o Gestão Empresarial | ERP gera um J215 com o saldo inicial e o PVA outro, deixando assim a informação duplicada na validação.
Solução
Está duplicidade já foi analisada pelas áreas de Negócio e Desenvolvimento da Senior, e se concluiu que não será feita nenhuma alteração do Gestão Empresarial | ERP, para que o J215 não seja mais gerado.
De acordo com o retorno da Receita, realmente o Gestão Empresarial | ERP está correto na geração do registro J215 referente ao saldo inicial e saldo final.
No registro J215 - Fato Contábil que Altera a Conta Lucros Acumulados ou a Conta Prejuízos Acumulados ou Todo o Patrimônio Líquido (página 299 do guia prático) consta que "o primeiro registro J215 deve conter o saldo inicial do código de aglutinação do registro J210".
Observação
Você pode excluir uma das linhas diretamente no aplicativos da Receita se julgar necessário.
Para mais informações sobre o SPED Contábil no Gestão Empresarial | ERP, consulte o artigo ERP – SPED Contábil - Onde é possível encontrar informações sobre o processo de configuração e exportação do SPED Contábil (índice).