ERP – eDocs Recebimento CT-e – Não foi possível integrar arquivo: Nenhum dos CNPJ(s)/CPF(s) do XML (XX) pertence a uma filial da empresa que está realizando o recebimento, a filial está com o recebimento desativado ou a filial não tem nenhum emissor
Incidente
Ao tentar receber um XML de UM CT-e por e-mail, o mesmo está gerando uma crítica de integração no eDocs, que pode ser consultada pela tela CT-e / Recebimentos, aba Crítica de Integração: Não foi possível integrar arquivo: Nenhum dos CNPJ(s)/CPF(s) do XML (XX) pertence a uma filial da empresa que está realizando o recebimento, a filial está com o recebimento desativado ou a filial não tem nenhum emissor cadastrado com o(s) CNPJ(s)/CPF(s) do arquivo.
Causa
Essa situação ocorre quando o usuário tenta integrar um XML cujo Tomador não existe cadastrado no eDocs ou a filial Tomadora não está com o Recebimento de CT-e Ativo no eDocs.
Solução
Conforme consta na documentação do sistema (clique aqui para acessar a mesma), na importação do CT-e, o eDocs valida o CNPJ do tomador do serviço definido no CT-e. Caso o Tomador do Serviço definido no arquivo XML de CT-e for uma filial cadastrada no eDocs e configurada para o recebimento de CT-e, ele é importado na filial tomadora.
No XML do CT-e, os grupos <toma03> e <toma4> definem quem é o tomador do frete.
Desta forma, para validar o recebimento deste XML no eDocs, realize o procedimento abaixo:
1. Acesse no eDocs a tela CT-e / Recebimentos, aba Críticas de Integração, e clique no ícone da última coluna que aparece na tela:
Este processo irá baixar o XML do CT-e que foi criticado no Recebimento;
2. Abra o mesmo (pode ser no navegador da Web ou pelo aplicativo Notepad++) e efetue um filtro na tela pela tag <toma3>:
Em nosso exemplo, o tomador está como <toma>3</toma>. Conforme o Manual de Orientação ao Contribuinte (clique aqui para acessar o mesmo), o mesmo corresponde ao Destinatário informado no XML:
No XML, o destinatário estará informado no grupo <dest> do XML:
3. Se o CNPJ que está informado para o Destinatário do XML não corresponder a filial cadastrada no eDocs, o XML não será integrado no sistema, pois a filial em questão não é o tomador do serviço do CT-e;
4. Se o CNPJ que está informado para o Destinatário do XML corresponder a filial que está cadastrado no eDocs, será necessário validar se a rotina de recebimento está configurada corretamente no sistema eDocs. Para validar as parametrizações, clique aqui e acesse a documentação completa da rotina;
5.1. Após realizar o ajustes necessários no eDocs para habilitar o recebimento de XML, o arquivo deverá ser encaminhado novamente para o recebimento via e-mail.