Erro ao tentar acessar WEB 5.0 dentro do Portal
Situação:
Ao tentar acessar algumas telas dentro do Portal é exibida a mensagem "Credenciais inválidas/desabilitadas/expiradas". Este comportamento só acontece em telas WEB 5.0 (webservices funcionam normalmente).
No log do Glassfish, no momento da mensagem, é exibida a seguinte informação:
[#|2022-02-25T16:54:54.187-0300|INFO|glassfish3.1.2|com.senior.portal.ExtUserLocalService|_ThreadID=80;_ThreadName=Thread-2;|Forma de autenticação selecionada: Single Sign-on (SSO). INFO: Para um bom funcionamento, o usuário que está tentando se autenticar deve estar disponível no SGU.|#]
Rotina:
Acesso a telas dentro do Portal Corporativo.
Solução:
O primeiro passo é garantir que o usuário que está acessando o Portal Corporativo também está conseguindo acessar outras aplicações, como o Rubi e o Rubiweb.
Neste caso especificamente o problema era causado por havia sido, indevidamente, habilitada a forma de autenticação SSO (Single Sign On) dentro do portal, causando problemas na chamada da WEB 5.0.
Para desabilitar esta forma de autenticação deve-se acessar o Portal como admin, ir até a opção "Painel de Controle", do lado esquerdo clicar em "Configurações" e, do lado direito, clicar em "Autenticação". Será exibida uma tela com diversas formas de autenticação. Deve-se garantir que nenhuma delas esteja ativa (exemplo abaixo):