25803 - Histórico de categoria eSocial com data zerada ao cadastrar nova admissão
Problema:
Solução:
Ao realizar um cadastro de colaborador novo, o histórico de categoria eSocial está ficando com a data zerada. Os demais históricos todos estão corretos.
O que pode estar ocasionando esse problema?
Rotina / Tela:
Colaboradores > Ficha Cadastral > Empregados
Colaboradores > Históricos > Categoria eSocial
Solução:
Em análise verificamos que o cliente alterou a ordem do campo de Categoria eSocial na ficha básica do empregado.
O sistema permite que o cliente altere a ordenação dos campos, porém acaba se perdendo na lógica ao inserir o histórico de categoria eSocial devido a data de admissão estar posterior a Categoria eSocial.
O que temos é a lógica da programação do sistema, onde alguns campos são condicionados a outros na construção da tela. A troca de ordenação deles pode influenciar na lógica default da rotina acarretando em um comportamento inesperado, como foi o caso do campo sem preenchimento.
Existem campos em que a ordenação do campo pode ser alterada, pois são dados que não impactam diretamente em outras rotinas, como as informações de e-mail por exemplo.
Os campos principais como data de admissão, por exemplo, não devem ser alterados. Todos esses campos criam históricos (inclusive aquelas telas que abrem ao longo da admissão).