25905 - Como escriturar NF 5929 com ICMS em Tributos
Problema: Descrição do Problema: Somos comércio varejista e somos obrigado devido a legislação a emitir cupom fiscal de todas as vendas inclusive para Pessoa Jurídica, só que neste caso é necessário emitir a NF de CFOP 5929 que é a nota fiscal referente ao cupom fiscal.
Rotina / Tela: F660INT - Controladoria / Gestão de Tributos / Escrituração / Integrações / Notas Fiscais
Solução: Solução: O contador do cliente precisa ver junto ao seu Estado como devem ser lançada a nota fiscal com os CFOPs 5.929 e 6.929 se devem ou não ter destaque de ICMS.
Até o presente momento a nf de CFOP 5929 estávamos emitindo sem destaque de ICMS para não ocorrer bitributação do ICMS do cupom fiscal com mais o ICMS da nota fiscal. O Problema em questão é que os clientes pessoa jurídica não estavam conseguindo se creditar do ICMS quando necessitavam escriturar o item ao seu imobilizado. E isso está gerando diversos problemas por que quando é uma venda imediata (Entrega na HORA) o sistema já emite cupom fiscal e quando é entrega futura ele emite a venda futura(5922) e depois a remessa(5117), o sistema nunca emitirá diretamente uma nota fiscal 5102, o que está condizente com a legislação, acarretando sempre de está venda ser devolvida e ser gerada a venda manualmente no ERP para conseguir tratar a situação com meu cliente, por isso quero ajustar esta situação.
Desta forma a nf 5929 deve-se destacar o ICMS, porem ela não deve entrar na apuração do ICMS, mais hoje em tributos está apurando o débito do ICMS do CFOP 5929 na apuração do ICMS.
Solução: Solução: O contador do cliente precisa ver junto ao seu Estado como devem ser lançada a nota fiscal com os CFOPs 5.929 e 6.929 se devem ou não ter destaque de ICMS.
Se houver destaque de ICMS neste documento, ele precisa entender como irá fazer o estorno deste débito na apuração.
O comportamento da emissão da NF-e referenciando a NFC-e tem comportamentos distintos para cada estado.
Segue abaixo orientação atual para o Estado de Santa Catarina:
A não escrituração do documento fiscal emitidos com CFOPs 5.929 ou 6.929 não deve ser realizada, uma vez que haverá a emissão da nota fiscal no ambiente da NF-e, porém este mesmo documento não será apresentado no livro de saída (SPED Fiscal). Todo documento fiscal emitido pela empresa devem ser escriturados no seu livro de saída.
Para tratar a bitributação do ICMS gerada na operação da emissão da ECF e também pela emissão deste documento fiscal, deve ser realizado o ajuste na apuração referente ao estorno de débitos com o código SC039999 - Estorno de outros débitos.
Desta forma os documentos fiscais ficam devidamente escriturados conforme as regras estabelecidas no guia prático, e sem ônus para apuração e recolhimento do ICMS para o cliente.