ERP– Controle de Bens– Base de PIS e COFINS com diferença ao realizar conclusão de obra em Andamento
Incidente:
No módulo Gestão de Patrimônio, ao realizar a conclusão de obra em andamento, os valores de base de crédito de PIS e COFINS apresentam diferença.
Causa
Este incidente ocorre, quando é realizado o cadastro de acréscimos indicando que a recuperação será por período de aquisição e Quantidade durante o processo de obra.
Solução
Para que esse incidente não ocorra, realize os passos a seguir:
1.Acesse a tela F670BEM - Controladoria / Gestão de Patrimônio / Controle de Bens / Bem / Individual e verifique pela aba Fiscal se existe bem cadastrado com o campo Referência Inicial da Recuperação: P- Período de aquisição na Aba Fiscal e indicação de quantidade no campo Qtd. Meses Rec. PIS:
2. Acesse a tela F671CBE - Controladoria / Gestão de Patrimônio / Controle de Bens / Consultas / Bens, filtre pelo Bem e na aba movimentos verifique o lançamento da base e crédito das Contribuições:
3. Caso esteja incorreto a apropriação destes valores antes da conclusão da obra é preciso excluir as apurações das contribuições realizadas posteriormente e desta competência através da tela F661EXC - Controladoria / Gestão de Tributos / Operações e Cálculos Fiscais / Cálculos / Exclusão (Exclusão de Cálculo).
4. Exclua as movimentações patrimoniais do bem principal e acréscimos do mesmo período através da tela F670ECA - Controladoria / Gestão de Patrimônio / Atualização Patrimonial / Exclusão (Exclusão de Atualizações Patrimoniais).
5. Acesse a tela F670CEM_CPBE - Controladoria / Gestão de Patrimônio / Controle de Bens / Movimentação / Consultas/Exclusão (Consulta/Exclusão de Movimentos) e exclua o movimento de conclusão de obra.
6. Volte a tela F670BEM_CPBE - Controladoria / Gestão de Patrimônio / Controle de Bens / Bem / Individual (Cadastro de Bens Individual), aba fiscal e corrija as informações do acréscimo.
7. Após os processos anteriores, refaça os cálculos patrimoniais apurações e execute novamente a conclusão da obra.