ERP - eDocs Log XML - Como coletar os XMLs trafegados entre o Gestão Empresarial | ERP e o eDocs na integração via WebService do eDocs
Dúvida
Como coletar os XMLs trafegados entre o Gestão Empresarial | ERP e o eDocs na integração via WebService do eDocs
Solução
Quando a integração entre o Gestão Empresarial | ERP e o eDocs é realizada através do WebService do eDocs (que é a definição do valor '02-eDocs - Envio e Retorno via WebService eDocs' no parâmetro 'Software Emissor NF-e' da aba Documentos Eletrônicos 3 da tela NF070FVE - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Vendas, Faturamento e Transporte (Parâmetros da Filial para Vendas)), siga os passos abaixo para fazer a coleta do XML gerado pelo ERP:
1. Coletando o XML pelos Logs do Gestão Empresarial | ERP (essa é a alternativa mais fácil):
1.1. Acesse a tela NF191CPT - Cadastros / Empresas / Parâmetros de Integração e valide que o parâmetro 'Gerar log integração e-DOCs' esteja definido como 'S' para a empresa e filial onde você deseja coletar o XML:
Importante: Caso não haja definição para a Empresa e Filial específica que você deseja coletar o XML, então as definições podem ter sido realizadas para a filial 0 (zero);
1.1.1. Caso o parâmetro 'Gerar log integração e-DOCs' já esteja definido como 'S', então os Logs já estão sendo gravados e você já pode seguir para o passo 2;
1.2.1. Caso o parâmetro 'Gerar log integração e-DOCs' esteja definido como 'N', então você precisa alterá-lo para 'S' e refazer a operação de geração do XML no Gestão Empresarial | ERP (se for possível), para que o Log seja armazenado.
1.2. Acesse o SeniorConfigCenter e verifique onde os Logs do sistema estão sendo armazenados, acessando a opção Sistemas / Gestão Empresarial (ERP) / Configurações e verifique o caminho definido no parâmetro 'Local de logs':
1.2.1. Caso você não possua acesso ao SeniorConfigCenter, poderá verificar tentar o acesso através do diretório padrão de Logs, que geralmente é acessível através da Rede no compartilhamento \\Servidor-Aplicação\Senior\Sapiens\Logs\.
O nome do compartilhamento pode ser encontrado no próprio acesso ao sistema:
Se você estiver utilizando a Interface XTended, encontrará essa informação no canto superior direito:
Se você estiver utilizando a Interface Clássica do sistema, encontrará essa informação no canto inferior esquerdo:
1.3. Após acessar a pasta de Logs, você encontrará um Log com o seguinte padrão de nomenclatura: integracao_edocs_<dia>_<mês>_<ano>_<hora>_<minuto>_<segundo>.xml.
Exemplo: integracao_edocs_29_03_2019_17_24_03.xml.
Para identificar sobre qual documento eletrônico se refere o Log, você poderá:
- Verificar, através da consulta do histórico de documentos eletrônicos (tela F141HDE_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Consultas / Histórico de Documentos Eletrônicos ou tela F141CNE_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Consultas / Documentos eletrônicos), o momento no qual ocorreu o envio/retorno do documento;
- Verificar o nome do Log para comparar com a data/hora do evento registrado no eDocs;
- Abrir o Log para confirmar sobre qual documento o Log se refere.
O Log trará informações sobre:
- URL de comunicação utilizada para acionar o web service do eDocs;
- Que tipo de comunicação ocorreu (qual o web service/Porta do eDocs foi utilizada);
- Computador que executou a requisição;
- .XML enviado pelo ERP para o eDocs (no padrão SOAP);
- .XML retornado pelo eDocs para essa requisição (no padrão SOAP).
No caso de necessidade de coleta do .XML de emissão de um documento eletrônico gerado pelo ERP e enviado ao eDocs, abra o Log armazenado pelo processamento da integração e colete a parte referente ao .XML do documento eletrônico. Nesse caso, utilize o aplicativo gratuito Notepad++ em conjunto com o Plugin XML Tools para facilitar a coleta dessas informações (esse aplicativo pode ser baixado gratuitamente na internet).
Observação
Abaixo você poderá verificar o vídeo demonstrativo do processo de coleta do Log:
2. Coletando o XML pelos Logs do eDocs (isso pode ser uma alternativa quando os logs do Gestão Empresarial | ERP estão desativados).
2.1. Acesse a tela Configurações / Gerais, aba Log:
2.2. Ative o parâmetro 'Habilitar coleta de XML'.
2.3. Caso o seu usuário não possuir acesso a tela de Configurações Gerais do eDocs, acesse Configurações / Empresas, aba Integração o campo Log e ative o parâmetro:
2.4. Acesse a tela Configurações / Logs / aba XML.
2.5. Limpe o filtro de Empresa e faça um filtro pelo Conteúdo 'WCF envelope entrada':
2.6. Navegue pelos registros dos Logs e verifique na parte inferior da tela as informações de cada Log.
Importante
- Para os Logs de WebService dentro do eDocs não é possível filtrar nem Empresa e nem Filial. Desta forma, em ambientes onde haja muita comunicação registrada entre o Gestão Empresarial | ERP e o eDocs, poderá haver uma demora maior para localizar os Logs dessa forma;
- Caso seja efetuado o filtro pelo conteúdo 'WCF envelope saída' é possível verificar a resposta do eDocs para as solicitações enviadas para o WebService.