ERP – Formas de Contabilização – Como parametrizar as integrações contábeis para contabilizar as depreciações relativas a vida útil e depreciação fiscal dos bens
Dúvida
Como parametrizar as integrações contábeis para contabilizar as depreciações relativas a vida útil e depreciação fiscal dos bens no módulo Cadastros?
Observação:
Cenário onde a contabilização da depreciação fiscal gere lançamento com o valor integral da depreciação, e para vida útil somente a diferença entre o valor fiscal e vida útil.
Solução
Para parametrizar as integrações contábeis para contabilizar as depreciações relativas a vida útil e depreciação fiscal dos bens, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F674ESP - Cadastros / Controladoria / Patrimônio / Espécies / Cadastro (Cadastro de Espécies) e informe as contas contábeis desejadas em Conta Contábil - 2, Conta Contábil - 3 e Conta Contábil - 4:
2. Acesse a tela F048FCT - Cadastros / Controladoria / Contabilidade / Formas de Contabilização / Cadastro (Cadastro de Formas de Contabilização) e cadastre ou altere a forma de contabilização para que contabilize as depreciações fiscais. Clique na aba Itens e informe nos endereços de busca da Conta Débito: Critério: e Conta Crédito: Critério para buscar as contas contábeis 2 e 3 relativas ao cadastro da espécie:
3. Acesse a tela F048FCT - Cadastros / Controladoria / Contabilidade / Formas de Contabilização / Cadastro (Cadastro de Formas de Contabilização) e cadastre ou altere a forma de contabilização para que contabilize as depreciações de vida útil. Clique na aba Itens e informe nos endereços de busca da Conta Débito: Critério: e Conta Crédito: Critério para buscar as contas contábeis 2 e 4 relativas ao cadastro da espécie:
3.1. Na sequência 1 da forma de contabilização que vai contabilizar a depreciação por vida útil, clique no botão Reg.Parcial, informe a regra parcial e clique no botão Alterar, conforme exemplo de regra abaixo:
Definir Numero nVlrMvt; @Valor da depreciação vida util@
Definir Numero nCodEsp; @Codigo da especie@
Definir Alfa aCodTns; @Codigo transação@
Definir data dDatCal; @Data calculo@
Definir Numero nVlrNor; @Valor da depreciação normal / fiscal@
nVlrMvt = E670MOV.VlrMvt; @Valor do Movimento da 90821@
nCodEsp = E670MOV.CodEsp;
aCodTns = E670MOV.CodTns;
dDatCal = E670MOV.DatCal;
Definir Cursor Cur_E670MOV;
Cur_E670MOV.SQL "SELECT VLRMVT \
FROM E670MOV \
WHERE CODTNS = '90815' \
AND DATCAL =:dDatCal";
Cur_E670MOV.AbrirCursor();
Se (Cur_E670MOV.Achou)
Inicio
nVlrNor= Cur_E670MOV.VLRMVT;
Fim;
Cur_E670MOV.FecharCursor();
Se ((nCodEsp = 1) e (aCodTns = '90821'))
Inicio
VVlrBas1 = nVlrMvt - nVlrNor;
Fim;
Se (VVlrBas1 < 0)
Inicio
VVlrBas1 = (VVlrBas1 *(-1));
Fim;
Importante:
A regra precisa ser cadastrada para que o sistema busque o valor do movimento da transação que gerou a depreciação fiscal e diminua do valor do movimento da transação que depreciou por vida útil.
4. Acesse a tela F001TPM - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Patrimônio (Transações do Patrimônio), informe a transação da depreciação fiscal e informe no campo Forma de Contabilização a forma de contabilização correspondente:
4.1. Ainda na tela F001TPM - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Patrimônio (Transações do Patrimônio), informe a transação da depreciação por vida útil e informe no campo Forma de Contabilização a forma de contabilização correspondente:
5. Acesse a tela F645CTB - Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Integrações Contábeis (Integração Contábil) e realize a integração contábil do módulo Patrimônio.