ERP – SPED ICMS/IPI – Valor informado de débitos não confere com o informado no Registro E510 quando CFOP iniciar por 5 ou 6. O somatório dos valores de IPI com CFOP iniciado por 5 ou 6 dos registros C190 deve ser igual ao somatório dos valores de débitos
Incidente
No módulo Gestão de Tributos, ao validar o arquivo do SPED ICMS/IPI é apresentado a seguinte mensagem:
Valor informado de débitos não confere com o informado no Registro E510 quando CFOP iniciar por 5 ou 6.
O somatório dos valores de IPI com CFOP iniciado por 5 ou 6 dos registros C190 deve ser igual ao somatório dos valores de débitos de IPI registrados nos registros E520 de todos os períodos de apuração.
Causa
Está mensagem é apresentada, pois as notas fiscais de devolução de compra (saída do tipo 2) estão escrituradas com o IPI nos campos próprios.
Solução
Para que o SPED ICMS/IPI gere corretamente, realize os passos a seguir:
-
Acesse a tela F001TVE - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Vendas na Aba IPI 2(2) no campo IPI Devolvido informe N-IPI Devolvido;
-
Realize o ajuste manual direto nas notas fiscais no módulo de tributos quando elas já estivem emitidas.
Observações:
Caso a apuração do IPI já esteja processada para ao período, após ajustar as notas fiscais é necessário excluir o cálculo através da tela F661EXC - Controladoria / Gestão de Tributos / Operações e Cálculos Fiscais / Cálculos / Exclusão e na sequencia apurar o imposto novamente através da tela F661PAI - Controladoria/Gestão de Tributação/Operações e Cálculos Fiscais / Cálculos/Apuração .
Caso seja realizada apenas a reapuração do imposto sem a exclusão, as alterações das notas não surtirão resultado.