ERP – SPED Contribuições – Apuração do PIS e COFINS, aba Créditos, está trazendo tipo de crédito 001 quando deveria ser 101
No módulo de Tributos na tela F661BAI, na apuração do PIS e COFINS, aba Créditos, está trazendo tipo de crédito 001 quando deveria ser 101.
Causa
Na apuração do PIS e COFINS, o sistema irá trazer o tipo de crédito 001 e não irá gerar o crédito na apuração quando houverem notas que estão escrituradas incorretamente. Por exemplo:
- Na nota fiscal não foi informada a alíquota do PIS e COFINS a recuperar, porém, existe base e valor de PIS e COFINS;
- Ou também, a CST é indevida com o tipo de crédito;
- Nas operações de devoluções de venda: Quando a nota fiscal de saída possuir o CST de PIS e COFINS = a '06'-Operação Tributável Alíquota Zero, e a nota de devolução dessa saída estiver escriturada com o CST '50'-Operação com direito a crédito, e campo Base de Cálculo de Crédito = '12', será considerada como uma nota fiscal de devolução com direito a crédito, sendo que essa devolução foi escriturada incorretamente, pois além de não possuir alíquota e valor de imposto, o CST e base de cálculo crédito estão incorretos.
Solução
Avalie as notas envolvidas com o crédito e ajuste em tributos, evitando assim erros na validação do SPED Contribuições.
Para encontrar o documento com a escrituração incorreta, faça o seguinte:
1. Na tela F660CIN-Controladoria / Gestão de Tributos / Escrituração / Consultas / Nota Fiscal - Itens, informe as notas fiscais de entrada e o período, e no botão seleção filtre a Sit. Trib. PIS/Cofins = '50' ou a CST que aparece na apuração;
2. Exporte essas notas fiscal para uma planilha Excel, e clique em Dados e aplique o Filtro:

3. Filtre na planilha pela coluna Base Calculo Crédito, e compare se as outras colunas CST/Base/Alíquota e valor de PIS/COFINS estão de acordo.