ERP – EFD_Reinf – MS1078 - A EFD já foi fechada para o período informado, ou existe um evento de fechamento em processamento
Incidente
No módulo Gestão de Tributos, ao tentar reenviar o registro R-2099, é apresentada a mensagem: MS1078 - A EFD já foi fechada para o período informado, ou existe um evento de fechamento em processamento.
Causa
Este incidente ocorre, pois o evento de fechamento está em uma fila aguardando para ser autorizado pela Receita.
Solução
Para ajustar o retorno do registro, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F690PAN - Controladoria / Gestão de Tributos / EFD - Reinf / Painel, selecione o primeiro registro que está pendente e clique no Atualizar;
1.1 Caso a coluna Situação permaneça como Pendente, o registro pode estar na fila de espera aguardando ser validado pela Receita Federal, então aguarde mais uns instantes e tente Atualizar novamente;
Caso a coluna Situação permaneça como Pendente por muito tempo, realizar os passos a seguir:
1. Acesse a tela F669ERE - Controladoria / Gestão de Tributos / EFD - Reinf / Contribuição Previdenciária - Bloco 2 / Exportação (EFD - REINF), marque o registro R-2098 e clique em Exportar;
1.2 Caso retorne a mensagem inicial do artigo, significa que o registro R-2099 está em processamento e é necessário aguardar.
Importante:
O registro R-2099 Evento de Fechamento tem um comportamento diferente dos demais registros, pois é o único que é assíncrono, ou seja, é necessário que o eDocs fique consultando para verificar se o registro está em processamento ou já foi autorizado.