17292 - Impressão saindo incorretamente(acentuação)
Problema: Ao gerar relatórios que possuem caracteres especiais, como por exemplo (´~`^-|), identificamos que no momento da impressão, estes caracteres não são emitidos.
Rotina / Tela: Impressão de relatórios com caracteres desconfigurados.
Solução: Solução 17292:
Normalmente este tipo de situação está relacionada a configuração da impressora em questão.
O Sistema ERP somente é responsável pela visualização do relatório em tela. Se neste momento os caracteres foram emitidos corretamente, deve-se partir para a verificação da impressora, seguindo os passos abaixo:
1-> Configuração de Impressora no SeniorConfigCenter:
- Acessar o SeniorConfigCenter;
- Selecionar a opção Impressora;
- Em Diretório para arquivos de impressora clicar no botão de pesquisa e selecionar o diretório das Impressoras (normalmente C:/Senior/Impressoras ou C:/Senior/Sapiens/Impressoras);
- Em Código informar o código da impressora em questão;
- Na opção Nome, selecionar a impressora em que será realizado a impressão;
- Nas opções: Definições e Caracteres é necessário configurar as informações conforme o manual de cada impressora.
Existem algumas configurações que já vem como padrão na instalação do sistema, como por exemplo: Epson, Rima, HP, Laser. Isso depende do manual de cada impressora.
- Em seguida, clicar em Aplicar.
Observações:
- Acompanhar pelo print (Impressoras1.JPG)
- Muitas vezes esse procedimento é um pouco trabalhoso, pois é preciso fazer a configuração e realizar o teste de impressão. Se ainda não imprimir corretamente, deve-se alterar a configuração, realizar novos testes de impressão e assim por diante.
- Sugerimos sempre testar primeiramente com os modelo padrões disponíveis na pasta Impressoras.
2-> Chaves desnecessárias no SeniorConfigCenter:
- Acessar o SeniorConfigCenter;
- Selecione a opção Chave;
- Verificar se existe apenas uma chave apontando para esse diretório que foi selecionado na primeira opção (C:/Senior/Impressoras ou C:/Senior/Sapiens/Impressoras);
- Caso houver mais de um caminho selecionado, é necessário deletar e deixar apenas um.
Impressoras ou Printers.
Observação: Acompanhar pelo print (Impressoras2.JPG)
3-> Selecionar impressora no ERP:
- Acessa Recursos/Configurações/Impressoras/Selecionar;
- Selecionar a impressora que foi configurada anteriormente no item 1 e 2 (Impressoras3.jpg).
Observação: Após a configuração dos itens 1 e 2, é necessário sair do ERP e em seguida entrar novamente para selecionar a impressora.
4-> Aplicar a impressora no Relatório:
- Acesse o Gerador pelo Gerador de Relatório;
- Na Propriedade Modelo Gerador clique em Formato de Saída;
- Selecione a impressora configurada (Impressoras5.jpg).
Após os procedimentos acima, a impressão irá funcionar corretamente.
Rotina / Tela: Impressão de relatórios com caracteres desconfigurados.
Solução: Solução 17292:
Normalmente este tipo de situação está relacionada a configuração da impressora em questão.
O Sistema ERP somente é responsável pela visualização do relatório em tela. Se neste momento os caracteres foram emitidos corretamente, deve-se partir para a verificação da impressora, seguindo os passos abaixo:
1-> Configuração de Impressora no SeniorConfigCenter:
- Acessar o SeniorConfigCenter;
- Selecionar a opção Impressora;
- Em Diretório para arquivos de impressora clicar no botão de pesquisa e selecionar o diretório das Impressoras (normalmente C:/Senior/Impressoras ou C:/Senior/Sapiens/Impressoras);
- Em Código informar o código da impressora em questão;
- Na opção Nome, selecionar a impressora em que será realizado a impressão;
- Nas opções: Definições e Caracteres é necessário configurar as informações conforme o manual de cada impressora.
Existem algumas configurações que já vem como padrão na instalação do sistema, como por exemplo: Epson, Rima, HP, Laser. Isso depende do manual de cada impressora.
- Em seguida, clicar em Aplicar.
Observações:
- Acompanhar pelo print (Impressoras1.JPG)
- Muitas vezes esse procedimento é um pouco trabalhoso, pois é preciso fazer a configuração e realizar o teste de impressão. Se ainda não imprimir corretamente, deve-se alterar a configuração, realizar novos testes de impressão e assim por diante.
- Sugerimos sempre testar primeiramente com os modelo padrões disponíveis na pasta Impressoras.
2-> Chaves desnecessárias no SeniorConfigCenter:
- Acessar o SeniorConfigCenter;
- Selecione a opção Chave;
- Verificar se existe apenas uma chave apontando para esse diretório que foi selecionado na primeira opção (C:/Senior/Impressoras ou C:/Senior/Sapiens/Impressoras);
- Caso houver mais de um caminho selecionado, é necessário deletar e deixar apenas um.
Impressoras ou Printers.
Observação: Acompanhar pelo print (Impressoras2.JPG)
3-> Selecionar impressora no ERP:
- Acessa Recursos/Configurações/Impressoras/Selecionar;
- Selecionar a impressora que foi configurada anteriormente no item 1 e 2 (Impressoras3.jpg).
Observação: Após a configuração dos itens 1 e 2, é necessário sair do ERP e em seguida entrar novamente para selecionar a impressora.
4-> Aplicar a impressora no Relatório:
- Acesse o Gerador pelo Gerador de Relatório;
- Na Propriedade Modelo Gerador clique em Formato de Saída;
- Selecione a impressora configurada (Impressoras5.jpg).
Após os procedimentos acima, a impressão irá funcionar corretamente.