17136 - GINFES: E160 - Arquivo enviado fora da estrutura do arquivo XML de Entrada
Problema: Ao ser enviado um RPS (Recibo Provisório de Serviço) para prefeitura para ser convertido em NFS-e (Nota Fiscal Eletrônica de Serviço Eletrônica), a Prefeitura, que utiliza fornecedor Ginfes, gera a seguinte rejeição E160 - Arquivo enviado fora da estrutura do arquivo XML de Entrada.
Ao ser validado o arquivo XML com base nos XSDs disponibilizados pelo fornecedor, o arquivo é considerado válido.
Rotina / Tela: emissão de NFS-e via WebService para Prefeitura atendida pelo fornecedor Ginfes.
Solução: O fornecedor Ginfes está desde o mês de maio/2016 com problemas no processamento de RPS enviados para seu WebService. Estes problemas dizem respeito ao WebService do fornecedor Ginfes retornar a mensagem de rejeição E160 - Arquivo enviado fora da estrutura do arquivo XML de Entrada em situações onde a mensagem não deveria ser retornada.
Erros já catalogados pelo Suporte da Senior com base na mensagem de rejeição E160 - Arquivo enviado fora da estrutura do arquivo XML de Entrada retornada pela Ginfes:
Situação 1) Ao invés da Ginfes retornar a real mensagem de rejeição do RPS que foi enviado, a Ginfes retorna a mensagem padrão de rejeição E160 - Arquivo enviado fora da estrutura do arquivo XML de Entrada.
Situação 2) Ao invés da Ginfes retornar que o RPS foi autorizado e foi convertido em NFS-e, a Ginfes retorna a mensagem de rejeição E160 - Arquivo enviado fora da estrutura do arquivo XML de Entrada incorretamente.
O que poderá ser feito para contornar o problema:
Nas situações 1 e 2 reportadas acima, é necessário acessar o site da Prefeitura, e consultar o status do lote do RPS enviado, buscando informação do real motivo da Rejeição do RPS enviado, ou buscando informação se o RPS foi efetivamente autorizado.
Caso tenha havido uma Rejeição, pelo site da Prefeitura será possível identificar o real motivo da Rejeição, para que então o responsável pelo faturamento posa efetuar o ajuste necessário no RPS e emita-o novamente pelo ERP.
Documentação auxiliar sobre a consulta de Lotes no sistema da Ginfes: Verificar lotes de RPS
Para validar se o XML que foi enviado para a Prefeitura realmente é válido (situação 3) ou identificar qual a eventual falha no XML, pode-se considerar essa documentação: Validar XMLs com XSDs
Importante:
Salientamos que, esta situação é um problema no sistema do fornecedor Ginfes, que envia retornos incorretos pelo seu WebService. Caso haja dúvidas se o arquivo XML enviado para a Ginfes é realmente válido, basta coletar o arquivo XML enviado pelo sistema eDOcs para a Ginfes através da rotina de Logs XML do eDocs e efetuar a validação do XML com base no XSD disponibilizado pela própria Ginfes.
Para que a situação seja resolvida, indicamos que o contribuinte que esteja tendo este problema entre em contato com a Prefeitura ou com o fornecedor Ginfes.
Observação: em algumas ocasiões, o fornecedor Ginfes insiste que a situação é um problema no XML enviado. No entanto, deve-se enviar o XML gerado pelo eDocs (log XML) para a Ginfes para comprovar que o XML é válido.