ERP – Contas Internas – Como funciona a gestão de contas internas em moedas estrangeiras
Dúvida
Como funciona a gestão de contas internas em moedas estrangeiras no módulo Finanças?
Solução
Quando a conta interna possui uma moeda diferente da moeda da empresa, em cada movimento da tesouraria existirão dois valores, um na moeda do país (valor movimento) e um na moeda da conta (valor movimento na moeda da conta). Neste exemplo, temos uma empresa cuja moeda é o real, e uma conta interna em moeda estrangeira.
- O valor do movimento em moeda estrangeira é 100,00;
- A cotação da moeda é R$9,00;
- Por consequência, o valor em reais é R$900.
Ao realizar movimentações manuais na tela F600MCC em contas internas com moeda estrangeira, o campo Valor Movimento ficará desabilitado, e deverá ser informado o valor do movimento na moeda da conta. O valor do movimento na moeda da empresa será calculado de acordo com a cotação na data de liberação.
Na conciliação bancária, considerando que o extrato importado estará com os valores em moeda estrangeira, o valor considerado para conciliação é o valor do movimento na moeda da conta.
Lembrando que, no Contas a pagar e Contas a receber, também existem campos para controle dos lançamentos em moeda estrangeira. Na tela F501TCP - Finanças / Gestão de Contas a Pagar / Contas a Pagar / Entrada e Manutenção / Títulos/Manutenção, por exemplo, temos os campos moeda base, cotação moeda emissão, valor moeda e valor original (este, o valor na moeda da empresa, convertido de acordo com a cotação da emissão). Exemplo:
Em uma eventual baixa de título em moeda estrangeira, o sistema calcula a variação cambial com base nas cotações cadastradas na tela F031AIM - Cadastros / Finanças / Moedas e Índices / Cadastro/Atualização. Nesta tela, é possível cadastrar cotações para cada moeda estrangeira, para que a gestão financeira dos títulos mantenha-se sempre com valores atualizados.
- Caso a variação cambial seja a maior (cotação da data do pagamento seja maior do que a cotação da data da emissão), o sistema registrará esta variação no campo Correção;
- Caso a variação cambial seja a menor (cotação da data do pagamento seja menor do que a cotação da data da emissão), o sistema registrará esta variação no campo Outros Descontos.
- Caso o título possua um valor preenchido no campo Cotação Moeda Negociada, o sistema desconsidera os valores da tela F031AIM e considera apenas a cotação informada neste campo.
Importante
Para melhor visualização e gestão de valores em moedas estrangeiras, é recomendada a ativação do parâmetro global HabVlrMoe.