13612 - Recebimento NF-e: Crítica de Integração por causa da tag <indSinc>
Problema:
Solução:
Ao efetuar o recebimento de uma NF-e, a mesma é registrada em crítica de integração com a seguinte mensagem:
Arquivo não reconhecido para recebimento de documentos eletrônicos. O elemento 'nfeProc' no espaço para nome 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe' apresenta elemento filho 'indSinc' no espaço para nome 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe' inválido. Lista de possíveis elementos esperados: 'NFe' no espaço para nome 'http://www.portalfiscal.inf.br/nfe'. Linha: 3, posição: 4.
Solução:
A mensagem de crítica de integração é registrada porque a tag <indSinc> é inválida para um arquivo de NF-e autorizado.
Conforme NT 2013.005_v1.03, a tag indSinc indica se Empresa solicita processamento síncrono do Lote de NF-e (sem a geração de Recibo para consulta futura). Esta tag é relativa ao método enviNFe, que está registrado no Manual do Contribuinte versão 5.0. Conforme o manual do contribuinte, é possível verificar que este método é para o Envio de NF-e para a SEFAZ para ser autorizado, e não o método pelo qual a NF-e seria disponibilizada com protocolo de autorização, por exemplo.
Importante: se for efetuada a validação do arquivo da NF-e no validador da SEFAZ (https://www.sefaz.rs.gov.br/NFE/NFE-VAL.aspx) o arquivo também é considerado inválido.
Neste caso, deve-se verificar:
- Se o arquivo XML está sendo disponibilizado pelo fornecedor com a tag <indSinc>, deve-se entrar em contato com o fornecedor solicitando que o mesmo efetue o tratamento adequado em seu sistema emissor de NF-e, pois o mesmo está distribuindo arquivos inválidos, de acordo com os manuais e NTs da SEFAZ;
- Se o arquivo XML está sendo disponibilizado pela SEFAZ (download através do portal nacional) com a tag <indSinc>, deve-se entrar em contato com a SEFAZ solicitando que a mesma efetue o tratamento adequado em seu sistema, pois o mesmo está distribuindo arquivos inválidos, de acordo com os manuais e NTs pela própria SEFAZ.
Observação: se no portal da SEFAZ o arquivo XML estiver sendo disponibilizado corretamente (sem a tag <indSinc>), então pode ser utilizado este arquivo para ser recebido no eDocs.