ERP – Integração contábil – Como contabilizar nota fiscal cancelada
Dúvida
Como contabilizar nota fiscal cancelada no módulo Gestão de Contabilidade?
Solução
De maneira nativa a nota fiscal cancelada não contabiliza, desta forma para tratar o cenário é necessário personalizar a integração contábil.
Para ativar a rotina, realize os passos a seguir:
1. Crie campos de usuário no TBS para registrar a data do cancelamento e gravar o número do lote:
E140NFV.USU_DATCAN - Data do cancelamento
E140NFV.USU_LOTCAN - Lote do cancelamento
Observação:
Em caso de dúvida, verifique o artigo TECNOLOGIA - CBDS - Como efetuar o cadastramento de campos de usuários e utilizá-los no sistema.
2. Disponibilize estes campos em alguma tela que permita inclusão de campos personalizados:
3. Acesse a tela F048FCT - Cadastros / Controladoria / Contabilidade / Formas de Contabilização / Cadastro, e trate na forma de contabilização para inverter a conta débito pela crédito quando a data de cancelamento estiver informada:
4. Acesse a tela F098REG - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Identificador de Regras, e ative o identificador de regras CTB - 645ICVED01:
Observação:
- No comando não será necessário aplicar filtros como empresa e data, pois a integração contábil irá aplicá-los automaticamente ao realizar a contabilização;
- A tabela base da regra deve ser igual a tabela base da forma de contabilização;
- O exemplo de regra pode ser encontrado na documentação do próprio identificador de regras.
5. Acesse a tela F645CTB - Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Integrações Contábeis, e realize a contabilização para o período que você cancelou a nota fiscal;
6. Acesse a tela F650PLT - Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Lotes / Processamento, para visualizar o lote criado:
7. Visualize o lote de cancelamento na nota fiscal: