HCM – Cache do Sistema – Qual o funcionamento do cache do sistema
Dúvida
Qual o funcionamento do cache do módulo Gestão de Ponto?
Solução
O cache é utilizado para o Gestão de Ponto para não perder muito tempo buscando informações que normalmente não são alteradas na base de dados, assim aumenta a performance.
Por exemplo: o cadastro do horário que já existia, não precisa ficar lendo toda vez que apurar o ponto. Uma vez carregado em memória cache o horário, não carrega sempre e executa mais rápido.
Outro exemplo é as definições de situações e de apuração, uma vez carregadas, não precisa ler sempre estas definições novamente, então na web isto poupa tempo de processamento, mas se alguém alterar no Controle de Ponto então precisa ser relido, isto ocorre limpando o cache ou eventualmente depois de logar novamente, mas pode haver alguma variação.
Portanto tem os prós, que é performance e tem os contras, nos casos exemplificados acima, que podem não ser entendidos automaticamente pelo Gestão de Ponto, a não ser que o mesmo faça um logoff e login novamente, ou então limpe o cache.
Normalmente vai para o cache o que não impacta nas ações no dia que são acertos, apurações, entre outros que impactam mais para alterações de cadastros e configurações.
Observação: Em alguns momentos da utilização do Gestão de Ponto e dependendo de algumas atualizações de dados e processamentos, existe como processo a ser executado a limpeza do cache em Diversos / Limpar Cache.