24265 - Banco Dados Oracle – Erro na atualização de campos na execução de processos
Problema: Ao serem efetuados processos no ERP em um ambiente com base de dados Oracle, determinados campos de tabelas não são atualizados após execução de processos.
Exemplo de um cenário onde o problema pode ocorrer:
1- É realizado processo de integração de Notas Fiscais de Entrada do módulo de Suprimentos para o módulos de Tributos.
2- O campo E440NFC.IntImp (indicativo de que a NF foi integrada para Impostos) não é atualizado para S-Sim, mesmo que a NF foi integrada.
3- Não é acionada nenhuma regra customizada no processo de integração.
Pode ocorrer do problema ser identificado apenas em determinados servidores ou estações de trabalho (Exemplo: quando o usuário João em sua máquina faz a execução do processo ocorre o problema quando o processo é executado no Servidor de aplicação não ocorre o problema).
Rotina / Tela: Comunicação com banco de dados Oracle.
Solução: Esse problema pode ocorrer devido a utilização de um Cliente do banco de dados Oracle que não é mais homologado para utilização dos sistemas da Senior.
Versões atuais do sistema da Senior fazem uso de recursos de comunicação ao banco de dados Oracle que permitem um volume maior de processamento de informações, efetuando atualização de registros em lote e de maneira mais performática.
No entanto, esse recurso só é compatível com versões do banco de dados Oracle homologadas pela Senior.
Portanto, deve-se verificar a partir do servidor/estação de trabalho onde o problema ocorre quais que são os Clientes do Banco de Dados Oracle que estão instalados.
Orienta-se verificar nas Configurações avançadas do sistema as variáveis de ambiente parametrizadas.
Isso porque a definição de um diretório para Cliente do Banco de Dados Oracle dentro da variável Path pode ser o causador deste problema.
Exemplo abaixo da definição de uma variável Path que pode causar este problema (quando existe mais de um Cliente Oracle instalado no servidor/estação de trabalho)
C:/ora8i/bin;C:/Program Files (x86)/Oracle/jre/1.1.7/bin;C:/Program Files (x86)/Common Files/Oracle/Java/javapath;%SystemRoot%/system32;%SystemRoot%;C:/client_ora11g;
Em vermelho destaca-se o caminho da instalação dos dois Clientes de banco de dados Oracle no computador. A primeira instalação definida é a da Oracle 8i que não é mais homologada pela Senior.
A definição da variável Path desta forma pode causar o problema, pois ao ser solicitada comunicação com banco de dados Oracle o Cliente da versão 8i poderá ser acionado pelo Windows.
Informações adicionais:
- Assim como o problema pode ocorrer pela utilização de um Cliente do Banco de Dados não homologado, ele também pode ocorrer pela utilização de um banco de dados não homologado.
Exemplo de um cenário onde o problema pode ocorrer:
1- É realizado processo de integração de Notas Fiscais de Entrada do módulo de Suprimentos para o módulos de Tributos.
2- O campo E440NFC.IntImp (indicativo de que a NF foi integrada para Impostos) não é atualizado para S-Sim, mesmo que a NF foi integrada.
3- Não é acionada nenhuma regra customizada no processo de integração.
Pode ocorrer do problema ser identificado apenas em determinados servidores ou estações de trabalho (Exemplo: quando o usuário João em sua máquina faz a execução do processo ocorre o problema quando o processo é executado no Servidor de aplicação não ocorre o problema).
Rotina / Tela: Comunicação com banco de dados Oracle.
Solução: Esse problema pode ocorrer devido a utilização de um Cliente do banco de dados Oracle que não é mais homologado para utilização dos sistemas da Senior.
Versões atuais do sistema da Senior fazem uso de recursos de comunicação ao banco de dados Oracle que permitem um volume maior de processamento de informações, efetuando atualização de registros em lote e de maneira mais performática.
No entanto, esse recurso só é compatível com versões do banco de dados Oracle homologadas pela Senior.
Portanto, deve-se verificar a partir do servidor/estação de trabalho onde o problema ocorre quais que são os Clientes do Banco de Dados Oracle que estão instalados.
Orienta-se verificar nas Configurações avançadas do sistema as variáveis de ambiente parametrizadas.
Isso porque a definição de um diretório para Cliente do Banco de Dados Oracle dentro da variável Path pode ser o causador deste problema.
Exemplo abaixo da definição de uma variável Path que pode causar este problema (quando existe mais de um Cliente Oracle instalado no servidor/estação de trabalho)
C:/ora8i/bin;C:/Program Files (x86)/Oracle/jre/1.1.7/bin;C:/Program Files (x86)/Common Files/Oracle/Java/javapath;%SystemRoot%/system32;%SystemRoot%;C:/client_ora11g;
Em vermelho destaca-se o caminho da instalação dos dois Clientes de banco de dados Oracle no computador. A primeira instalação definida é a da Oracle 8i que não é mais homologada pela Senior.
A definição da variável Path desta forma pode causar o problema, pois ao ser solicitada comunicação com banco de dados Oracle o Cliente da versão 8i poderá ser acionado pelo Windows.
Informações adicionais:
- Assim como o problema pode ocorrer pela utilização de um Cliente do Banco de Dados não homologado, ele também pode ocorrer pela utilização de um banco de dados não homologado.