ERP – eDocs GNRE – Rejeição 102 - CNPJ não habilitado para uso do serviço
Incidente
Ao enviar uma GNRE para SEFAZ-PE, a GNRE está sendo rejeitada com a seguinte informação: Crítica: 102 - CNPJ não habilitado para uso do serviço.
Observação
Indicado SEFAZ-PE por ser a SEFAZ autorizadora do GNRE. Mesmo que seja emitida GNRE para outros estados, deve-se considerar todos os estados que utilizam o serviço da SEFAZ-PE para autorizar o GNRE.
Causa
Essa situação ocorre quando o Contribuinte (CNPJ Emissor) não solicitou a liberação do ambiente de homologação/produção para transmissão da GNRE.
Solução
Para solucionar a situação, é preciso que seja feito uma solicitação de liberação para o uso do WebService no Portal do GNRE para enviar lotes e gerar as guias de pagamento:
1. Acesse o portal da GNRE (clique aqui para acessar o mesmo);
2. No menu Automação, clique em Solicitar uso do WebService e preencha os dados solicitados:
3. Após receber a confirmação de liberação do ambiente no e-mail informado, gere novamente as GNRE pelo eDocs.
Observação
- Caso a crítica esteja ocorrendo em ambiente de homologação, a solicitação de liberação deverá ser realizada no portal de homologação da GNRE (clique aqui para acessar o mesmo);
- Os links reportados nesta solução são mantidos pela SEFAZ-PE. Logo, a Senior não se responsabiliza pelas informações constantes nestes links como também não garante o acesso aos links. Caso os link sejam alterados posteriormente, poderá ser entrado em contato com a SEFAZ-PE para maiores informações;
- Caso haja dúvidas de como efetuar o processo de liberação no WebService, ou ainda, mesmo após a solicitação de liberação a mensagem de rejeição seja gerada, é necessário efetuar contato com a SEFAZ-PE para verificar a situação, tendo em vista de que é o WebService da SEFAZ-PE que retorna esta rejeição ao eDocs.