24868 - Processo de risco sacado
Problema:
Solução:
Estamos fazendo algumas operações com alguns clientes chamada de risco sacado, o cliente faz um compromisso com o Banco e esse Banco faz o pagamento para nós em 15 dias e depois o cliente paga para Banco o valor total da duplicata.
Como que faço isso no sistema para colocar esse valor em % desses encargo financeiro no cadastro do cliente que quando gerarmos o arquivo para o Banco esse encargo ir no arquivo?
Rotina / Tela: Contas a receber
Solução:
Solução:
Hoje nosso Sistema não está preparado para esse tratamento, esse processo via de regra é atendido pelos Sistemas especialistas de EDI Bancário.
Dentro do ERP o processo de remessa para pagamento ocorre normalmente, e o Sistema de EDI Bancário que faz todo o tratamento com os bancos.
A Nexxera por exemplo tem uma solução para atender essa demanda.
COMO FUNCIONA O PROCESSO DE RISCO SACADO:
O fornecedor faz uma venda para um cliente, por exemplo, com um prazo de vencimento de 60 dias e envia para seu cliente a Nota Fiscal com o boleto para pagamento;
O cliente envia para o banco o agendamento deste título a pagar, através do EDI Bancário;
O banco localiza os títulos a pagar que podem ser antecipados e disponibiliza em seu sistema interno de risco sacado;
O fornecedor, por sua vez, acessa este sistema e solicita ao banco a antecipação do valor;
O banco irá cobrar uma taxa de desconto sobre o valor do título e depositar o valor restantes diretamente na conta do fornecedor;
O cliente, porém, não é afetado nessa operação. Na data de vencimento do boleto (60 dias depois) o valor é debitado da conta do cliente e permanece em poder do banco.
Os títulos que são passíveis de antecipação são apenas aqueles com datas de vencimento igual ou superior a sete dias. Quando o cliente faz o agendamento e o fornecedor não solicita antecipação,
o título sai automaticamente do sistema de risco sacado do banco quando restarem seis dias para o vencimento.