ERP – Documentos Eletrônicos – Quais os procedimentos para ajuste de documentos que estão autorizados na SEFAZ e rejeitados no sistema
Dúvida
Quais os procedimentos para ajustar divergência de status de documentos que estão autorizados na SEFAZ, mas rejeitados no Gestão Empresarial | ERP e eDocs?
Exemplo de cenários onde isso ocorre:
- NF-e foi rejeitada pela SEFAZ por erro de comunicação;
- Usuário no sistema Gestão Empresarial | ERP reabilitou a nota e tentou enviar novamente;
- A SEFAZ rejeitou a NF-e informando que a chave de acesso era inválida;
- Usuário no sistema Gestão Empresarial | ERP tentou cancelar/inutilizar o documento;
- SEFAZ rejeitou as solicitações;
- Contudo, a nota já havia sido autorizada na primeira emissão para a SEFAZ, só que por problemas de comunicação a SEFAZ retornou uma rejeição e não a autorização do documento.
Solução
Para corrigir o status do documento no eDocs e Gestão Empresarial | ERP realize o processo indicado abaixo:
1. Para integração via webservice do ERP:
1.1. Acesse a tela F099UVE - Cadastros / Usuários / Parâmetros por Gestão / Vendas, Faturamento e Transporte e altere o campo 'Diretório Arquivo NFe' para o usuário que irá realizar o procedimento de emissão da nota;
1.2. Acesse a tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal, selecione a nota e emita a mesma;
1.3. Acesse o banco de dados do Gestão Empresarial | ERP e realize o seguinte update para ajustar a informação da chave de acesso que está autorizada na SEFAZ:
UPDATE
E140IDE
SET
CHVDOE = '000000000000000000000000000000000000'
WHERE
NUMNFV = XX AND
CODEMP = X AND
CODFIL = X AND
CODSNF = 'XX'
1.4. Acesse o banco de dados do eDocs e efetue o seguinte procedimento para ajustar a informação da chave de acesso:
SELECT
*
FROM
N130NFE
WHERE
NUMNFE = XX AND
SEQFIL = CNPJ_FILIAL
Salve a informação que retornar no campo SEQNFE para utilizar no update abaixo:
UPDATE
N130NFE
SET
IDENFE = '000000000000000000000000000000000000' AND
IDEERP = '000000000000000000000000000000000000'
WHERE
SEQNFE = XX AND
SEQFIL = CNPJ_FILIAL
1.5. Ainda no banco de dados do eDocs, verifique na tabela N130NFE se o campo DIGVAL se está preenchido com o mesmo dígito verificador presente na consulta da nota no Portal da SEFAZ, se estiver diferente, altere conforme está na SEFAZ;
UPDATE
N130NFE
SET
DIGVAL = 'XXXXXXXXXXXX'
WHERE
SEQNFE = XX AND
SEQFIL = CNPJ_FILIAL
1.6. Acesse no eDocs a tela NF-e / Emissões, aba Emissões, selecione a nota e clique no botão Consultar. A nota será consultada na SEFAZ (com a chave correta) e será retornada a autorização para o eDocs e consequentemente para o ERP.
2. Para integração via webservice do eDocs:
Importante
Os passos a seguir deverão ser realizados com o faturamento parado ou fora do horário de faturamento da filial.
2.1. Acesse no Gestão Empresarial | ERP a tela F070FVE - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Vendas, Faturamento e Transporte, aba Documentos Eletrônicos 3;
2.1.1 Altere o campo Software Emissor NF-e para a opção '00 - eDocs - Envio via arquivo e Retorno via Web Service ERP':
2.2. Acesse a tela F099UVE - Cadastros / Usuários / Parâmetros por Gestão / Vendas, Faturamento e Transporte e altere o campo 'Diretório Arquivo NFe' para o usuário que irá realizar o procedimento de emissão da nota;
2.3. Acesse a tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal, selecione a nota e emita a mesma;
2.4. Acesse o banco de dados do Gestão Empresarial | ERP e realize o seguinte update para ajustar a informação da chave de acesso que está autorizada na SEFAZ:
UPDATE
E140IDE
SET
CHVDOE = '000000000000000000000000000000000000'
WHERE
NUMNFV = XX AND
CODEMP = X AND
CODFIL = XAND
CODSNF = 'XX'
2.5. Acesse o banco de dados do eDocs e efetue o seguinte procedimento para ajustar a informação da chave de acesso:
SELECT
*
FROM
N130NFE
WHERE
NUMNFE = XX AND
SEQFIL = CNPJ_FILIAL
Salve a informação que retornar no campo SEQNFE para utilizar no update abaixo:
UPDATE
N130NFE
SET
IDENFE = '000000000000000000000000000000000000' AND
IDEERP = '000000000000000000000000000000000000'
WHERE
SEQNFE = XX AND
SEQFIL = CNPJ_FILIAL
2.6. Ainda no banco de dados do eDocs, verifique na tabela N130NFE se o campo DIGVAL se está preenchido com o mesmo dígito verificador presente na consulta da nota no Portal da SEFAZ, se estiver diferente, altere conforme está na SEFAZ;
UPDATE
N130NFE
SET
DIGVAL = 'XXXXXXXXXXXX'
WHERE
SEQNFE = XX AND
SEQFIL = CNPJ_FILIAL
2.7. Acesse no eDocs a tela NF-e / Emissões, aba Emissões, selecione a nota e clique no botão Consultar. A nota será consultada na SEFAZ (com a chave correta) e será retornada a autorização para o eDocs e consequentemente para o ERP.
2.8. Acesse novamente a tela F070FVE - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Vendas, Faturamento e Transporte, aba Documentos Eletrônicos 3;
2.8.1. Retorne a informação original que estava no campo Software Emissor NF-e.
Importante
- Caso essa situação volte a ocorrer, quando a nota for rejeitada por problema de comunicação na SEFAZ, não solicite a inutilização/cancelamento do documento. Efetue a Consulta da NF-e para primeiramente confirmar qual o status do documento na SEFAZ;
- Confira se os dados que estão na nota autorizada na SEFAZ são os mesmos que constam no no sistema Gestão Empresarial | ERP.