17069 - Rejeição NFC-e: Código de Hash no QR-Code difere do calculado
Problema: Descrição do Problema: ao emitir uma NFC-e pelo sistema Gestão de Lojas, a mesma é rejeitada no PDV pelo motivo NFC-e não autorizada: Rejeição NFC-e: Código de Hash no QR-Code difere do calculado.
Rotina / Tela: Emissão de NFC-e no PDV Senior
Solução: Solução: Esta rejeição é opcional para cada SEFAZ, podendo ser habilitada sob conforme determinação de cada estado.
A mensagem de rejeição Código de Hash no QR-Code difere do calculado ocorre quando a SEFAZ calcula um HASH diferente do calculado pelo sistema DE no momento do envio do XML da NFC-e.
Para cálculo do HASH, tanto a SEFAZ como o DE utilizam as informações presentes em suas bases de dados e informações enviadas no XML da NFC-.e
O cálculo é efetuado de forma divergente pela SEFAZ com base no cálculo efetuado pelo DE quando os parâmetros Código de Segurança do Contribuinte (CSC) e Identificador do CSC definidos na tela Configuração > Filial > aba NFC-e > aba Geral estão definidos de forma diferente ao cadastro efetuado no sistema da SEFAZ. A parametrização do código CSC e ID do código CSC também devem ser efetuada corretamente na tela F070VAR - Cadastros / Integrações / Parâmetros da Filial para Integrações, aba NFC-e do ERP Senior, para a filial e sistema que estão gerando a NFC-e.
Exemplo:
ID código CSC definido na SEFAZ: 000001
Código CSC definido na SEFAZ: cffw3k5x-94a4-43a5-8969-4f65005ed22a
ID código CSC definido no DE: 000003
Código CSC definido na SEFAZ: cffw3k5x-94a4-43a5-8969-4f65005ed22a
Neste caso, como pode-se notar, o ID do código CSC definido no DE é diferente do ID que a SEFAZ possui para o código CSC cffw3k5x-94a4-43a5-8969-4f65005ed22a. Com isso, quando a SEFAZ compara o HASH gerado com base no código CSC com ID 000001 com o código utilizado o HASH gerado pelo DE, o HASH é diferente, ocasionando a rejeição.
Neste caso, é necessário revisar as parametrizações do DE na tela Configuração > Filial > aba NFC-e > aba Geral, e as parametrizações do ERP na tela F070VAR - Cadastros / Integrações / Parâmetros da Filial para Integrações, aba NFC-e.
Após as alterações terem sido integradas no Retaguarda, deve-se reiniciar os PDVs da Filial e o serviço do DE.
Rotina / Tela: Emissão de NFC-e no PDV Senior
Solução: Solução: Esta rejeição é opcional para cada SEFAZ, podendo ser habilitada sob conforme determinação de cada estado.
A mensagem de rejeição Código de Hash no QR-Code difere do calculado ocorre quando a SEFAZ calcula um HASH diferente do calculado pelo sistema DE no momento do envio do XML da NFC-e.
Para cálculo do HASH, tanto a SEFAZ como o DE utilizam as informações presentes em suas bases de dados e informações enviadas no XML da NFC-.e
O cálculo é efetuado de forma divergente pela SEFAZ com base no cálculo efetuado pelo DE quando os parâmetros Código de Segurança do Contribuinte (CSC) e Identificador do CSC definidos na tela Configuração > Filial > aba NFC-e > aba Geral estão definidos de forma diferente ao cadastro efetuado no sistema da SEFAZ. A parametrização do código CSC e ID do código CSC também devem ser efetuada corretamente na tela F070VAR - Cadastros / Integrações / Parâmetros da Filial para Integrações, aba NFC-e do ERP Senior, para a filial e sistema que estão gerando a NFC-e.
Exemplo:
ID código CSC definido na SEFAZ: 000001
Código CSC definido na SEFAZ: cffw3k5x-94a4-43a5-8969-4f65005ed22a
ID código CSC definido no DE: 000003
Código CSC definido na SEFAZ: cffw3k5x-94a4-43a5-8969-4f65005ed22a
Neste caso, como pode-se notar, o ID do código CSC definido no DE é diferente do ID que a SEFAZ possui para o código CSC cffw3k5x-94a4-43a5-8969-4f65005ed22a. Com isso, quando a SEFAZ compara o HASH gerado com base no código CSC com ID 000001 com o código utilizado o HASH gerado pelo DE, o HASH é diferente, ocasionando a rejeição.
Neste caso, é necessário revisar as parametrizações do DE na tela Configuração > Filial > aba NFC-e > aba Geral, e as parametrizações do ERP na tela F070VAR - Cadastros / Integrações / Parâmetros da Filial para Integrações, aba NFC-e.
Após as alterações terem sido integradas no Retaguarda, deve-se reiniciar os PDVs da Filial e o serviço do DE.