15203 - Valor total das parcelas difere do valor financeiro total do cupom fiscal
Problema: Descrição do Problema: ao efetuar a integração de um Cupom Fiscal através do WebService com.senior.g5.co.int.varejo.cupomfiscal ou com.senior.g5.co.int.varejo.cupomfiscalVE (porta Gravar), é retornada a seguinte informação pelo ERP Senior: Valor total das parcelas difere do valor financeiro total do cupom fiscal. Total do cupom: XX,XX. Total das parcelas: XX,XX.
Quando ocorre / onde se aplica: integração de cupom fiscal no ERP Senior.
Solução: Solução: A mensagem de erro de integração de CF Valor total das parcelas difere do valor financeiro total do cupom fiscal. Total do cupom: XX,XX. Total das parcelas: XX,XX, poderá ocorrer em três situações:
Situação 1 - Soma dos valores VLRLIQ no XML é diferente de VLRBRU-VLRDSC+VLRACR
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Ocorre quando O ERP Senior consiste que o valor liquido do CF (resultado da soma de todos os valores brutos de produtos + todos os acréscimos de produtos - todos os descontos de produtos) seja igual ao valor da soma de todas as parcelas presentes no CF.
Neste caso:
1) A tag <vlrLiq> deve ser igual ao valor da tag <vlrBru> menos todos os descontos registrados na tag <vlrDsc> mais todos os acréscimos registrados na tag <vlrAcr> (informações definidas em cada item do cupom fiscal)
2) A soma do valor de todas as parcelas do cupom fiscal deve ser igual ao resultado da fórmula repassada no item 1. Caso não haja esta igualdade, a mensagem de consistência do ERP Senior será exibida.
O que avaliar nesta situação: o XML da requisição do CF que está sendo enviado para o ERP Senior deverá estar com os valores corretos, conforme fórmula repassada acima.
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Situação 2 - Transação configurada para não somar financeiro.
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Esta mensagem ocorre quando a transação de venda do item de produto ou do item de serviço constante no cupom fiscal (que são configurados na tela de Ligação Produto/Serviço X Transação F000LTN) estão configurados para não totalizar no valor financeiro do cupom fiscal ou a transação que está ligada a este produto ou serviço não é a transação correta para esta situação de venda.
Observação: neste caso específico, a mensagem de retorno sempre indica que o valor total das parcelas é igual a 0 (zero).
Caso 1: Se a transação estiver ligada corretamente no produto/serviço na tela F000LTN, porém parametrizada incorretamente:
-> É necessário acessar a tela F001TVE e informar a transação que está sendo utilizada para o produto/serviço que compõe o cupom fiscal. Em seguida, entrar na guia Fin./Contab e alterar o valor do campo Soma para Financeiro para S (Sim).
Caso 2: Se a transação estiver parametrizada corretamente porém vinculada ao produto/serviço indevidamente:
-> É necessário alterar a transação ligada a este produto/serviço na tela F000LTN para a transação correta.
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Situação 3 - Regras envolvidas no processo não consideram os descontos
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Nesta situação específica a soma das parcelas é o mesmo valor do total financeiro do cupom fiscal, onde a diferença acusada pelo sistema sempre é o valor dos descontos dados nos itesn do CF. O que leva a crer que o sistema não está considerando o desconto no cálculo das parcelas ou no valor financeiro do cupom fiscal.
Neste caso, deve-se verificar as regras utilizadas no ambiente onde o problema ocorrepara garantir de que nenuma regra esteja definida incorretamente ou alterando o valor liquido dos itens ou o valor dos descontos dos itens.
Dicas para a avaliação:
- Desativar todas os identificadores de regras para a empresa cuja qual está recebendo a requisição de integração do CF. Após isso, efetuar a requisição de integração (poderá ser efetuada via MCDebug). IMPORTANTE: deverá ser efetuado este teste em ambiente de homologação. Caso não haja um ambiente de homologação, o mesmo deverá ser montado. Se com os identificadores desativados o problema não ocorrer, então é fato de que o problema está ligado à uma regra customizada.
- Ativar todos os depuradores de todas as regras e depurar as regras que são chamadas na requisição da integração. Isso poderá ser feito em ambiente de homologação, efetuando a requisição via MCDebug em Modo Local.
Exemplo de situação já mapeada pelo Suporte: O identificador de regras 'VEN-140PRECO01', que tem a finalidade de alterar valores da nota antes de gravar, está ativo porém a variável VSVLRDSC não está declarada na regra utilizada. Dessa forma o valor retornado era sempre 0, gerando inconsistência de valores no fechamento da nota.
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Quando ocorre / onde se aplica: integração de cupom fiscal no ERP Senior.
Solução: Solução: A mensagem de erro de integração de CF Valor total das parcelas difere do valor financeiro total do cupom fiscal. Total do cupom: XX,XX. Total das parcelas: XX,XX, poderá ocorrer em três situações:
Situação 1 - Soma dos valores VLRLIQ no XML é diferente de VLRBRU-VLRDSC+VLRACR
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Ocorre quando O ERP Senior consiste que o valor liquido do CF (resultado da soma de todos os valores brutos de produtos + todos os acréscimos de produtos - todos os descontos de produtos) seja igual ao valor da soma de todas as parcelas presentes no CF.
Neste caso:
1) A tag <vlrLiq> deve ser igual ao valor da tag <vlrBru> menos todos os descontos registrados na tag <vlrDsc> mais todos os acréscimos registrados na tag <vlrAcr> (informações definidas em cada item do cupom fiscal)
2) A soma do valor de todas as parcelas do cupom fiscal deve ser igual ao resultado da fórmula repassada no item 1. Caso não haja esta igualdade, a mensagem de consistência do ERP Senior será exibida.
O que avaliar nesta situação: o XML da requisição do CF que está sendo enviado para o ERP Senior deverá estar com os valores corretos, conforme fórmula repassada acima.
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Situação 2 - Transação configurada para não somar financeiro.
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Esta mensagem ocorre quando a transação de venda do item de produto ou do item de serviço constante no cupom fiscal (que são configurados na tela de Ligação Produto/Serviço X Transação F000LTN) estão configurados para não totalizar no valor financeiro do cupom fiscal ou a transação que está ligada a este produto ou serviço não é a transação correta para esta situação de venda.
Observação: neste caso específico, a mensagem de retorno sempre indica que o valor total das parcelas é igual a 0 (zero).
Caso 1: Se a transação estiver ligada corretamente no produto/serviço na tela F000LTN, porém parametrizada incorretamente:
-> É necessário acessar a tela F001TVE e informar a transação que está sendo utilizada para o produto/serviço que compõe o cupom fiscal. Em seguida, entrar na guia Fin./Contab e alterar o valor do campo Soma para Financeiro para S (Sim).
Caso 2: Se a transação estiver parametrizada corretamente porém vinculada ao produto/serviço indevidamente:
-> É necessário alterar a transação ligada a este produto/serviço na tela F000LTN para a transação correta.
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Situação 3 - Regras envolvidas no processo não consideram os descontos
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Nesta situação específica a soma das parcelas é o mesmo valor do total financeiro do cupom fiscal, onde a diferença acusada pelo sistema sempre é o valor dos descontos dados nos itesn do CF. O que leva a crer que o sistema não está considerando o desconto no cálculo das parcelas ou no valor financeiro do cupom fiscal.
Neste caso, deve-se verificar as regras utilizadas no ambiente onde o problema ocorrepara garantir de que nenuma regra esteja definida incorretamente ou alterando o valor liquido dos itens ou o valor dos descontos dos itens.
Dicas para a avaliação:
- Desativar todas os identificadores de regras para a empresa cuja qual está recebendo a requisição de integração do CF. Após isso, efetuar a requisição de integração (poderá ser efetuada via MCDebug). IMPORTANTE: deverá ser efetuado este teste em ambiente de homologação. Caso não haja um ambiente de homologação, o mesmo deverá ser montado. Se com os identificadores desativados o problema não ocorrer, então é fato de que o problema está ligado à uma regra customizada.
- Ativar todos os depuradores de todas as regras e depurar as regras que são chamadas na requisição da integração. Isso poderá ser feito em ambiente de homologação, efetuando a requisição via MCDebug em Modo Local.
Exemplo de situação já mapeada pelo Suporte: O identificador de regras 'VEN-140PRECO01', que tem a finalidade de alterar valores da nota antes de gravar, está ativo porém a variável VSVLRDSC não está declarada na regra utilizada. Dessa forma o valor retornado era sempre 0, gerando inconsistência de valores no fechamento da nota.
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Situação 4 - Transação definida para somar ou subtrair IRRF
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Público: Interno, canais/consultores, clientes
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Na tela F070VAR, o campo Transação para venda de serviços por intermediação de venda está com 9999. A rotina usa essa transação para criar o registro de serviço.
Essa transação tem o campo IRRF na nota fiscal de saída igual a -(Subtrair).
Em função disso, calcula o valor de IRRF em 2,25 e deduz do valor financeiro.
Deve ser avaliada a parametrização das transações envolvidas e do cliente. Pois, por padrão não deveria calcular IR nessas condições.
O mesmo pode ocorrer para as transações da Situação 2, ou seja, se estiver ligado ao produto, e configurada para somar ou subtrair IRRF, daria o problema.
-------------------------------Público: Interno, canais/consultores, clientes