15296 - Não há vaga disponível ao transferir colaborador
Problema: Ao tentar transferir um colaborador para determinado Centro de Custo, ocorre a mensagem Não há vaga no Centro de Custo XX, Cargo YY, em Data ZZ/ZZ/ZZZZ.
Quando ocorre / onde se aplica: O colaborador X está sendo transferido para o local Y, para cobrir o afastamento do colaborador Z que saiu em férias. Ambos possuem o mesmo cargo, e a situação de férias no módulo Quadro de Vagas está configurada com a opção Sim, no campo Considera Afastados Quadro.
Solução: No caso deste cliente, verificamos que a situação ocorria por ter alguma trigger ou procedure inválida naquele momento. Pois toda esta atualização automática das telas envolve as triggers e procedures. São elas que disparam os comandos para atualizar cada tabela, provavelmente as triggers ou procedures estavam inválidas e não dispararam a atualização necessária.
Isso depende do Banco de Dados do cliente, se está ocorrendo alguma instabilidade que acaba causando o não disparo de uma trigger ou procedure, daí naquele momento ocorrerá o problema. Mas em seguida, quando as triggers e procedures estiverem ok, a situação não vai se repetir, como aconteceu neste caso, onde foi realizado teste com novo colaborador a fim de reproduzir a situação, mas o erro não ocorreu.
Sugerimos ainda, que o cliente pode acionar o DBA e fazer este monitoramento, pra identificar triggers e procedures inválidas. Lembrando que esse monitoramento gravará as informações a partir do momento em que for acionado.
Quando ocorre / onde se aplica: O colaborador X está sendo transferido para o local Y, para cobrir o afastamento do colaborador Z que saiu em férias. Ambos possuem o mesmo cargo, e a situação de férias no módulo Quadro de Vagas está configurada com a opção Sim, no campo Considera Afastados Quadro.
Solução: No caso deste cliente, verificamos que a situação ocorria por ter alguma trigger ou procedure inválida naquele momento. Pois toda esta atualização automática das telas envolve as triggers e procedures. São elas que disparam os comandos para atualizar cada tabela, provavelmente as triggers ou procedures estavam inválidas e não dispararam a atualização necessária.
Isso depende do Banco de Dados do cliente, se está ocorrendo alguma instabilidade que acaba causando o não disparo de uma trigger ou procedure, daí naquele momento ocorrerá o problema. Mas em seguida, quando as triggers e procedures estiverem ok, a situação não vai se repetir, como aconteceu neste caso, onde foi realizado teste com novo colaborador a fim de reproduzir a situação, mas o erro não ocorreu.
Sugerimos ainda, que o cliente pode acionar o DBA e fazer este monitoramento, pra identificar triggers e procedures inválidas. Lembrando que esse monitoramento gravará as informações a partir do momento em que for acionado.