13910 - Reenvio de cancelamento de NF-e/CT-e de recebimento ao ERP
Problema: Descrição do Problema: ao tentar reenviar o cancelamento de um documento eletrônico recebido (NF-e - Nota Fiscal Eletrônica / CT-e - Conhecimento de Transporte Eletrônico) para o ERP, o cancelamento não é reenviado e a seguinte mensagem de erro é exibida ao usuário: Não foi possível marcar o cancelamento para reenvio de retorno ao ERP. Esse documento não possui o registro de cancelamento na base.
Rotina / Tela: reenvio ao ERP de cancelamento de documento eletrônico recebido
Solução: Solução: a mensagem de erro Não foi possível marcar o cancelamento para reenvio de retorno ao ERP. Esse documento não possui o registro de cancelamento na base exibida logo após ter sido solicitado o reenvio do retorno do cancelamento de um documento recebido ao ERP indica que o eDocs não possui em sua base de dados o arquivo XML do cancelamento do documento eletrônico de recebimento.
Para confirmar isso, basta acessar a tela NF-e > Armazenamento XML > aba Recebimento (em caso de NF-e) ou CT-e > Armazenamento XML > aba Recebimento (em caso de CT-e), efetuar filtro pelo documento eletrônico que está apresentando este problema, clicar no botão Exportar XMLs e verificar que não será exportado o XML do evento de cancelamento do documento eletrônico.
Para que seja possível efetuar o reenvio do cancelamento ao ERP deverá ser recebido o arquivo XML do evento de cancelamento do documento eletrônico em questão por e-mail. Após o recebimento do arquivo de cancelamento por e-mail, o eDocs efetuará uma reconsulta do documento eletrônico e encaminhará ao ERP, automaticamente, o cancelamento do documento (ficando o cancelamento disponível para ser processado na tela F000INE_SRNF - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Via Recebimento de Documento Eletrônico). Caso, posteriormente, seja necessário o reenvio do cancelamento ao ERP, poderá ser solicitado normalmente.
Observações:
- Esta situação ocorre quando o usuário utiliza o botão Consultar NF-e/Consultar CT-e para atualizar o status do documento eletrônico para Cancelada sem que haja o recebimento do arquivo XML do cancelamento por e-mail, ou, com base no parâmetro Revalidar documentos de recebimento (NF-e e CT-e) o eDocs efetuou uma consulta do documento eletrônico após o prazo de cancelamento ter sido expirado, e o documento teve a situação alterada para Cancelado.
- Para que o ERP integre o registro de cancelamento na tela F000INE, é necessário que o registro de autorização da NF-e/CT-e esteja registrado na tela F000INE.
Rotina / Tela: reenvio ao ERP de cancelamento de documento eletrônico recebido
Solução: Solução: a mensagem de erro Não foi possível marcar o cancelamento para reenvio de retorno ao ERP. Esse documento não possui o registro de cancelamento na base exibida logo após ter sido solicitado o reenvio do retorno do cancelamento de um documento recebido ao ERP indica que o eDocs não possui em sua base de dados o arquivo XML do cancelamento do documento eletrônico de recebimento.
Para confirmar isso, basta acessar a tela NF-e > Armazenamento XML > aba Recebimento (em caso de NF-e) ou CT-e > Armazenamento XML > aba Recebimento (em caso de CT-e), efetuar filtro pelo documento eletrônico que está apresentando este problema, clicar no botão Exportar XMLs e verificar que não será exportado o XML do evento de cancelamento do documento eletrônico.
Para que seja possível efetuar o reenvio do cancelamento ao ERP deverá ser recebido o arquivo XML do evento de cancelamento do documento eletrônico em questão por e-mail. Após o recebimento do arquivo de cancelamento por e-mail, o eDocs efetuará uma reconsulta do documento eletrônico e encaminhará ao ERP, automaticamente, o cancelamento do documento (ficando o cancelamento disponível para ser processado na tela F000INE_SRNF - Suprimentos / Gestão de Recebimento / Notas Fiscais de Entrada / Via Recebimento de Documento Eletrônico). Caso, posteriormente, seja necessário o reenvio do cancelamento ao ERP, poderá ser solicitado normalmente.
Observações:
- Esta situação ocorre quando o usuário utiliza o botão Consultar NF-e/Consultar CT-e para atualizar o status do documento eletrônico para Cancelada sem que haja o recebimento do arquivo XML do cancelamento por e-mail, ou, com base no parâmetro Revalidar documentos de recebimento (NF-e e CT-e) o eDocs efetuou uma consulta do documento eletrônico após o prazo de cancelamento ter sido expirado, e o documento teve a situação alterada para Cancelado.
- Para que o ERP integre o registro de cancelamento na tela F000INE, é necessário que o registro de autorização da NF-e/CT-e esteja registrado na tela F000INE.