ERP – Retenções – Como funciona a geração de título de imposto na efetivação de adiantamento previsto
Dúvida
Como funciona a geração de título de imposto na efetivação de adiantamento previsto no módulo Gestão de Contas a Pagar?
Solução
Ao efetivar um título de adiantamento previsto, caso o sistema esteja corretamente parametrizado para gerar retenção de impostos no pagamento, os valores serão retidos e o título de imposto gerado normalmente.
Caso o pagamento do adiantamento seja feito via remessa de pagamento eletrônico, a remessa para pagamento ao fornecedor será enviada com o valor líquido (valor do crédito - valor dos impostos retidos). Ao efetuar o retorno do pagamento eletrônico, o sistema efetiva o crédito no valor líquido, gera o movimento na tesouraria também no valor líquido e gera o título de imposto conforme a retenção calculada.
Exemplo de retorno do pagamento eletrônico sendo processado, onde consta o pagamento de um título de adiantamento previsto cujo valor bruto é R$1000. O valor líquido calculado, descontando os impostos, ficou em R$953,50. Nesta captura de tela, temos a tela de rateio do movimento de entrada do título de imposto aberta, para demonstração de que o título de imposto é gerado neste momento. Caso o sistema esteja parametrizado para não abrir a tela de rateio, o título também será gerado normalmente:
Observação
Caso tenha dúvidas sobre como parametrizar o sistema para gerar retenção na entrada de título de adiantamento, acesse o artigo: ERP – Caixa e Bancos – Quais são as parametrizações necessárias para gerar a retenção na entrada do título de adiantamento à Fornecedor