ERP – Retorno ERP – ERRO: Não foi solicitado um retorno para esse documento eletrônico. Chave da nota no NFe: 00000000000000000000000000000000000000000000
Incidente
Ao ser autorizado um documento no eDocs, o retorno do Gestão Empresarial | ERP está retornando com erro para o eDocs e ao consultar a tela de Eventos é apresentado a seguinte informação: ERRO: Não foi solicitado um retorno para esse documento eletrônico. Chave da nota no NFe: 00000000000000000000000000000000000000000000
Observação
Ao consultar o histórico do documento no Gestão Empresarial | ERP pela tela F141CNS_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Consultas / Dados gerais, o status do eletrônico do documento é '10 - Erro de Geração'.
Causa
A mensagem de consistência gerada pelo Gestão Empresarial | ERP no envio de um retorno de status de um documento eletrônico indica que está sendo gerado um retorno ao ERP para um documento que não aceita retorno.
Atenção
Neste caso específico, estamos tratando o status '10 - Erro de Geração' no Gestão Empresarial | ERP.
Documentos eletrônicos ficam com status de '10 - Erro Geração' no ERP quando no sistema eDocs o XML ficou registrado na tela de Críticas de Integração. Isso pode ocorrer, em um processo normal de integração, quando o XML gerado pelo ERP possui uma falha de Schema, por exemplo.
Quando a situação do documento estiver com '10 - Erro Geração', o ERP não aceita um novo retorno, pois entende-se de que deve haver a geração do XML do documento novamente. É necessário verificar se não houve nenhum tipo de alteração manual nestas notas para que essa mensagem ocorresse. Por exemplo: Copiar o XML do documento da pasta Processado para a pasta Processar (quando utilizado sistema eDocs).
Solução
Para tratar este cenário, realize os passos a seguir:
1. Para integração via webservice do ERP:
1.1. Acesse a tela F099UVE - Cadastros / Usuários / Parâmetros por Gestão / Vendas, Faturamento e Transporte e altere o campo Diretório Arquivo NFe para o usuário que irá realizar o procedimento de emissão da nota;
1.2. Acesse a tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal, selecione a nota e emita a mesma;
Importante
O documento ficará com status de 2-Fechada/2-Enviada.
1.3. Acesse no eDocs a tela NF-e / Emissões, aba Emissões, selecione a nota e clique no botão Reenviar Retorno;
1.4. Volte a configuração original que estava no passo 1.1;
2. Para integração via webservice do eDocs:
Importante
Os passos a seguir deverão ser realizados com o faturamento parado ou fora do horário de faturamento da filial.
2.1. Acesse no Gestão Empresarial | ERP a tela F070FVE - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Vendas, Faturamento e Transporte, aba Documentos Eletrônicos 3;
2.1.1 Altere o campo Software Emissor NF-e para a opção 00 - eDocs - Envio via arquivo e Retorno via Web Service ERP:
2.2. Acesse a tela F099UVE - Cadastros / Usuários / Parâmetros por Gestão / Vendas, Faturamento e Transporte e altere o campo Diretório Arquivo NFe para o usuário que irá realizar o procedimento de emissão da nota;
2.3. Acesse a tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal, selecione a nota e emita a mesma;
2.4. Acesse no eDocs a tela NF-e / Emissões, aba Emissões, selecione a nota e clique no botão Reenviar Retorno;
2.5. Acesse novamente a tela F070FVE - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Vendas, Faturamento e Transporte, aba Documentos Eletrônicos 3;
2.6. Retorne a informação original que estava no campo Software Emissor NF-e.
Observação
- Deve-se validar se todas as informações do documento estão registradas no ERP conforme o documento autorizado na SEFAZ/Prefeitura. Qualquer divergência, deverá ser reabilitada o documento e deixá-lo com os mesmos dados (tendo em vista de que o documento já foi autorizado);
- Esta situação ainda pode ocorrer se a situação da nota ainda estiver como '2 - Fechada'. Quando solicitada a inutilização, deveria ter ficado como '3 - Cancelada'. Neste caso, cabe fazer um ajuste no campo E140NFV.SITNFV para 3.