ERP – Eliminação de Hist. Padrão – Ao efetuar a eliminação do histórico de zeramento, o saldo de algumas contas permanece zerado
Incidente
No tela F046EHP-Controladoria / Gestão de Contabilidade / Contabilidade / Eliminação de Hist. Padrão (Eliminação de Históricos Padrões), ao efetuar a eliminação do histórico de zeramento, o saldo de algumas contas permanece zerado.
Causa
Esta situação ocorre quando no momento do zeramento é informado nos campos Destino (Débito) e Destino (Crédito) uma conta do próprio grupo de Resultado, ao invés de informar diretamente uma conta do PL (Patrimônio Líquido).
Algumas empresas no momento do zeramento transferem o resultado para uma conta transitória do próprio grupo de Resultado e posteriormente transferem através de um lançamento manual o saldo da conta transitória para a conta do PL.
Solução
Caso seja adotada a prática acima citada na Causa, para realizar a consulta do saldo das contas de resultado antes do encerramento, realize os passos a seguir:
1. Além de eliminar o histórico de zeramento, reverta também a situação do lançamento manual utilizado para transferir o saldo da conta transitória para o PL.
Observação
É importante observar que a partir da versão 5.8.10.3 foram criados novos campos na tela de zeramento (F650ZER) para permitir que ao final do processo de zeramento, o saldo (conta transitória) seja transferido para uma conta do Patrimônio Líquido. O saldo da conta transitória é transferido para a conta de zeramento. Assim, a conta recebe um único lançamento com o resultado do zeramento.