ERP – eDocs Certificação Digital – Value cannot be null. Parameter name: key
Incidente
Ao emitir uma NFS-e para a Prefeitura de São Paulo, na tela NFS-e / Emissões, aba Emissões a nota fica com status Validada e no log Sde.log aparece a seguinte mensagem:
ERROR Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Nfse.Customizado.SaoPauloNfseBusiness - Erro em EnviarLoteRpsEnvio
System.ArgumentNullException: Value cannot be null.
Parameter name: key
at System.Security.Cryptography.RSAPKCS1SignatureFormatter..ctor(AsymmetricAlgorithm key)
at Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Nfse.Base.NfseBusinessCustomizadoBase.AssinarArrayByte(Byte[] dados)
at Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Nfse.Customizado.SaoPauloNfseBusiness.GerarAssinatura(tpRPS rps)
at Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Nfse.Customizado.SaoPauloNfseBusiness.RecepcionarLoteRps(LoteRps loteRps)
Importante
Esta situação pode ocorrer para outras rotinas do eDocs e não apenas emissão de NFS-e, pois a situação está relacionada ao Certificado Digital instalado no eDocs.
Causa
Essa situação ocorre quando o certificado digital configurado no eDocs para transmissão dos arquivos está sem as informações da Chave Privada.
Solução
A mensagem descrita no log, informa que existe um problema em relação Chave Privada do Certificado Digital, sendo assim, deve-se verificar os seguintes itens:
Atenção
Caso você não tenha conhecimento para realizar esses procedimentos, verifique internamente na sua empresa apoio do profissional que atua com Certificados Digitais
1. Instale o Certificado Digital na Máquina do usuário:
1.1. Clique com o botão direito do mouse sobre o certificado e selecione a opção Instalar PFX:
1.2. Na tela que abrir, avance as opções e na tela abaixo, informe a senha do certificado e marque as opções em destaque:
1.3. Avance as próximas telas até finalizar a importação;
2. Posteriormente acesse o Certificado recém instalado através do Console de Gerenciamento do Windows (mmc.exe) e verifique se o certificado possui a informação da Chave Privada;
2.1. Acesse no computador o menu Iniciar e digite 'MMC';
2.2. Execute o aplicativo MMC;
2.3. Clique em Arquivo / Adicionar/Remover snap-in e selecione a opção 'Certificados':
2.4. Selecione o Certificado Digital e clique com o botão direito do mouse sobre o mesmo e selecione a opção Todas as Tarefas / Exportar:
2.5. Siga os processos conforme exemplo abaixo:
3. Ao finalizar a exportação, importe este novo certificado no eDocs. Caso houver alguma dúvida, clique aqui para consultar a documentação referente a configuração do certificado digital;
4. No eDocs, os documentos pendentes deverão ser transmitidos automaticamente para a SEFAZ e Prefeitura.
Importante
Caso o certificado digital não possuir as chaves privadas, deverá ser entrado em contato com a empresa geradora do Certificado Digital para verificação, pois sem a Chave Privada, não é possível efetuar a emissão de documentos.