ERP – SPED Contribuições – Como cadastrar outras receitas e créditos para considerar na apuração do PIS e COFINS e no SPED
Dúvida
Como cadastrar outras receitas e créditos para considerar na apuração do PIS e COFINS e no SPED, no módulo Gestão de Tributos?
Solução
Para cadastrar outras receitas e créditos para considerar na apuração do PIS e COFINS e no SPED, realize os passos a seguir:
1. Cadastre manualmente os outros documentos que geraram crédito e débito para considerar no SPED Contribuições, Cálculo do PIS e COFINS:
1.1. Créditos:
Pela tela F660ODC-Controladoria / Gestão de Tributos / Escrituração / Lançamentos / Outros Documentos.
Preencha os campos: Documento, Sequência, Data Operação, Fornecedor, Entrada, Transação, Produto ou Serviço, Valor da Operação, Base Cálculo Crédito, Situação Tributária do PIS e COFINS e os valores referente o PIS e COFINS de acordo com a necessidade.
A transação utilizada deve ser configurada na tela F001TNC-Cadastros / Transações / Dados Complementares, informando a transação e base cálculo crédito.
1.2. Débitos:
Pela tela F660ODC-Controladoria / Gestão de Tributos / Escrituração / Lançamentos / Outros Documentos.
Preencha os campos: Documento, Sequência, Data Operação, Cliente, Saída, Transação, Produto ou Serviço, Valor da Operação, Situação Tributária do PIS e COFINS e os valores referente o PIS e COFINS de acordo com a necessidade.
A transação utilizada deve ser configurada na tela F053FFB-Cadastros / Controladoria / Tributos / Base Faturamento / Bruto (Parâmetro de Faturamento Bruto), informando a transação, para compor o faturamento junto com as demais receitas.
Observação
No SPED esses movimentos serão gerados no registro F100.