ERP - Contas a Receber - Inativar a situação do movimento na tesouraria
Incidente
No módulo Tesouraria, ao realizar um estorno de movimento do contas a receber foi identificado que o movimento na tesouraria permanece ativo.
Causa
Este incidente ocorre, quando um movimento é excluído no contas a receber através das telas Exclusão de Movimentos do Contas a Receber F301EBL ou Exclusão de Lotes de Movimentos do Contas a Pagar/Receber F501ELM, o movimento na tesouraria permanece ativo e é gerado um novo movimento de débito afim de anular o lançamento.
Solução
Para corrigir essa situação, realize o seguinte:
1. Acesse a tela de conciliação F600CON - Finanças / Gestão de Tesouraria / Conciliação / Conciliação Bancária, e na grid Movimentos concilie estes movimento de débito com o crédito, assim estes lançamentos se anulam.
Para que o processo de conciliação ocorra automaticamente nestas situações verifique o artigo: Como excluir do processo de conciliação bancária os lançamentos gerados pela exclusão da baixa de títulos
Importante
Para que este incidente não ocorra, realize sempre o estorno via tela F600ELC - Finanças / Gestão de Tesouraria / Caixa e Bancos / Movimento / Estorno de Lançamentos, desta forma o movimento na tesouraria é inativado e a baixa no contas a receber estornada.