19910 - eDocs - NFS-e Softplan - CNAE não cadastrado do item de serviço da posição X
Problema:
Solução:
escrição do Problema: ao enviar uma NFS-e para Prefeitura atendida pelo fornecedor Softplan (Exemplo: Florianópolis-SC) a NFS-e é rejeitada pelo motivo: "CNAE não cadastrado do item de serviço da posição X"
Rotina / Tela: emissão de NFS-e
Solução:
Solução: a mensagem de rejeição "CNAE não cadastrado do item de serviço da posição X" indica que o sistema da Prefeitura não conseguiu localizar um CNAE válido de acordo com idCnae informado no XML enviado pelo eDocs para a Prefeitura.
O manual de integração da Prefeitura Prefeitura (disponível em https://nfps-e.pmf.sc.gov.br/) indica de que a tabela de CNAEs pode ser acessada através de um link específico.doc=cnae&tipo=1
Nesta tabela é possível encontrar a informação do CNAE que o cliente deve utilizar.
No entanto, a Prefeitura possui um ID próprio para cada CNAE. Desta forma, deve-se verificar a utilização deste ID no preenchimento do arquivo XML da NFS-e (que é gerado com base nos cadastros oriundos do ERP).
Em caso de dúvidas sobre a interpretação da tabela de CNAE da Prefeitura será necessário o contato direto com a Prefeitura, tendo em vista de que é a Prefeitura que disponibiliza este arquivo.
Importante: a Prefeitura poderá validar uma ligação entre o emitente, CNAE e ambiente (produção/homologação), gerando rejeições sobre esta situação ainda.
Caso a mesma rejeição ainda persista, é necessário que seja efetuado novo contato com a Prefeitura para que seja identificado o motivo exato da rejeição, pois o manual de integração da Prefeitura não traz detalhes sobre as rejeições geradas pelo sistema deles.
Informação adicional: a tag <idCnae> é gerada pelo eDocs com base na tag <CodigoTributacao> do grupo de itens de serviço do grupo InfSenior do XML gerado pelo ERP. Caso haja dúvidas de como gerar a informação corretamente no ERP, verificar a solução "Nº 13637 - Preenchimento da TAG <CodigoTributacaoMunicipio> ao gerar o XML"
Observação: os links citados nesta solução são de responsabilidade da Prefeitura. Logo, se os links não forem mais válidos, deverá ser verificado com a prefeitura onde encontrar os manuais de integração e tabelas complementares.