19509 - eDocs - Problemas de comunicação com Servidor de E-mail
Problema: Descrição do Problema: ao ser efetuada tentativa de conexão com servidor de e-mail através dos protocolos POP, IMAP ou SMTP, a comunicação não ocorre, comprometendo a execução das rotinas de envio e recebimento de e-mails.
Ao ser verificado o Log do eDocs é possível identificar a seguinte mensagem de erro:
ERROR Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Documento.Recebimento.RecebimentoPop3MimeKit - Erro ao executar rotina de recebimento de documentos eletrônicos.
MailKit.Security.AuthenticationException: Authentication failed.
em MailKit.Net.Pop3.Pop3Client.Authenticate(ICredentials credentials, CancellationToken cancellationToken)
em MailKit.MailService.Authenticate(String userName, String password, CancellationToken cancellationToken)
em Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Documento.Recebimento.RecebimentoPop3MimeKit.CriarConexaoPop3(Recebimento conta)
em Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Documento.Recebimento.RecebimentoPop3MimeKit.Receber(Recebimento conta)
Informações adicionais:
- A mensagem de erro indicada acima é baseada na rotina de recebimento de XMLs por e-mail. Em rotinas de envio de e-mail a mensagem poderá ser um pouco diferente;
- Eventualmente, nos testes de comunicação efetuados através do Monitor do sistema eDocs, em alguns momentos, poderá haver sucesso no teste de comunicação.
- A mensagem Authentication failed poderá ser exibida em outro idioma, dependendo do servidor de e-mail que está sendo utilizado. Exemplo: Falha na autenticação.
Rotina / Tela: comunicação do eDocs com servidores de e-mail.
Solução: Solução: A mensagem Authentication failed diz respeito à comunicação do eDocs com o servidor de e-mail que foi configurado.
Devem ser verificadas as informações de credenciais, configurações ou mesmo bloqueios de acesso a servidor de e-mail configurado que possam estar interferindo nesta comunicação.
Importante: este problema não está relacionado ao sistema eDocs, mas sim a falha de comunicação com o servidor de e-mail configurado. Desta forma, caso haja necessidade de apoio para parametrização adequada de comunicação com determinado servidor de e-mail, a área de Serviços da Senior poderá ser acionada para alocação de um consultor.
Ao ser verificado o Log do eDocs é possível identificar a seguinte mensagem de erro:
ERROR Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Documento.Recebimento.RecebimentoPop3MimeKit - Erro ao executar rotina de recebimento de documentos eletrônicos.
MailKit.Security.AuthenticationException: Authentication failed.
em MailKit.Net.Pop3.Pop3Client.Authenticate(ICredentials credentials, CancellationToken cancellationToken)
em MailKit.MailService.Authenticate(String userName, String password, CancellationToken cancellationToken)
em Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Documento.Recebimento.RecebimentoPop3MimeKit.CriarConexaoPop3(Recebimento conta)
em Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Documento.Recebimento.RecebimentoPop3MimeKit.Receber(Recebimento conta)
Informações adicionais:
- A mensagem de erro indicada acima é baseada na rotina de recebimento de XMLs por e-mail. Em rotinas de envio de e-mail a mensagem poderá ser um pouco diferente;
- Eventualmente, nos testes de comunicação efetuados através do Monitor do sistema eDocs, em alguns momentos, poderá haver sucesso no teste de comunicação.
- A mensagem Authentication failed poderá ser exibida em outro idioma, dependendo do servidor de e-mail que está sendo utilizado. Exemplo: Falha na autenticação.
Rotina / Tela: comunicação do eDocs com servidores de e-mail.
Solução: Solução: A mensagem Authentication failed diz respeito à comunicação do eDocs com o servidor de e-mail que foi configurado.
Devem ser verificadas as informações de credenciais, configurações ou mesmo bloqueios de acesso a servidor de e-mail configurado que possam estar interferindo nesta comunicação.
Importante: este problema não está relacionado ao sistema eDocs, mas sim a falha de comunicação com o servidor de e-mail configurado. Desta forma, caso haja necessidade de apoio para parametrização adequada de comunicação com determinado servidor de e-mail, a área de Serviços da Senior poderá ser acionada para alocação de um consultor.