Problema: Ao clicar no botão Mostrar da tela de remessa de cobrança escritural, os títulos de previsão de adiantamento não são selecionados.
Rotina / Tela: F310PRB_FRES - Finanças / Gestão de Contas a Receber / Cobrança Escritural / Remessa
Solução: Solução 17941:
Os títulos de previsão de adiantamento não são contemplados na remessa da cobrança escritural, por isso não aparecem para seleção.
É conceito do sistema não permitir enviar títulos previstos para cobrança escritural, para enviar o título ao banco ele deve ser um título efetivo e a transação de entrada estar com RecDec igual a 1-Adiciona Duplicatas. Segue informação que consta no help da tela de remessa:
Não é possível enviar para Cobrança Escritural títulos com transação CRP(C.Receber - Entrada de Previsões) e com o campo Adiciona ou Subtrai diferente de 1 ou 5.
Não é coerente enviar títulos de adiantamento previsto ao banco pois como se trata de uma previsão, ou seja, a venda ainda não foi efetivada, o cliente não tem a obrigação de pagar. E se não pagar, corre o risco do título ser protestado. Sugerimos que avalie esta situação.
Como dica, dependendo se encaixa no seu processo, temos o identificador de regras CRE-301BPGGA01. Com este identificador cadastrado e ativo, ao fazer uma baixa por pagamento, substituição, compensação ou créditos de um título gerado a partir de um pedido, e quando a transação de baixa possuir uma integração com uma transação de entrada de adiantamento, será gerado o adiantamento caso a variável VSGerAdt retornar o valor 1. Ou seja, será enviado um título efetivo normal e no retorno da cobrança esse título será baixado e criado um novo do tipo 'ADT'. (OBS.: Verificar banco de soluções 12958)
Porém temos algumas considerações a serem feitas conforme citamos acima, o cliente (como fornecedor) irá gerar o título como uma cobrança efetiva, mas por se tratar de algo que pode se realizar ou não (por ser uma previsão de adiantamento) o cliente não é obrigado a pagar, sendo assim deve ter algo que o diferencie, talvez uma observação, título não registrado ou algo do gênero, afim de não protestar o cliente indevidamente caso ele não pague o boleto.