16021 - Concentradora Indisponível
Problema: A Concentradora não inicializa. No log é possível notar somente a mensagem:
2016-01-05 10:12:10,462 ERROR Erro tentando carregar o datamart: Erro na carga do datamart
javax.jms.JMSException: Erro na carga do datamart
at com.senior.seguranca.adapterg5.jms.connection.JmsConnectionController.getDatamart(JmsConnectionController.java:563)
at com.senior.seguranca.adapterg5.jms.connection.JmsConnectionController.innerSendToApplication(JmsConnectionController.java:237)
at com.senior.seguranca.adapterg5.jms.connection.JmsConnectionController.sendToApplication(JmsConnectionController.java:221)
at com.senior.seguranca.adapterg5.getdatamart.DatamartProvider.getDatamart(DatamartProvider.java:59)
at com.senior.seguranca.csm.CSMServices.run(CSMServices.java:51)
at com.senior.seguranca.csm.impl.CSMThreadImp$CSMThreadRunner.run(CSMThreadImp.java:74)
at java.lang.Thread.run(Thread.java:744)
Caused by: java.lang.Exception: com.senior.seguranca.datamart.api.DatagramIOException: EOF
at com.senior.seguranca.adapterg5.jms.connection.JmsConnectionController$3.run(JmsConnectionController.java:538)
... 2 more
Caused by: com.senior.seguranca.datamart.api.DatagramIOException: EOF
at com.senior.seguranca.adapterg5.jms.connection.lazyjms.DatagramLazyByteReader.readByte(DatagramLazyByteReader.java:147)
at com.senior.seguranca.adapterg5.jms.connection.lazyjms.DatagramLazyByteReader.readInt(DatagramLazyByteReader.java:64)
at com.senior.seguranca.datamart.values.readers.ActuationDatagramReader.readFromStream(ActuationDatagramReader.java:19)
at com.senior.seguranca.datamart.values.readers.DeviceActuationDatagramReader.readFromStream(DeviceActuationDatagramReader.java:26)
at com.senior.seguranca.datamart.values.readers.DeviceActuationDatagramReader.readFromStream(DeviceActuationDatagramReader.java:14)
at com.senior.seguranca.datamart.values.readers.DeviceDatagramReader.readFromStream(DeviceDatagramReader.java:81)
at com.senior.seguranca.datamart.values.readers.DeviceDatagramReader.readFromStream(DeviceDatagramReader.java:22)
at com.senior.seguranca.datamart.getdatamart.readers.GetDatamartResponseToReaderDatagramReader.readFromStream(GetDatamartResponseToReaderDatagramReader.java:146)
at com.senior.seguranca.datamart.getdatamart.readers.GetDatamartResponseToReaderDatagramReader.readFromStream(GetDatamartResponseToReaderDatagramReader.java:40)
at com.senior.seguranca.datamart.envelope.readers.EnvelopeDatagramReader.readFromStream(EnvelopeDatagramReader.java:51)
at com.senior.seguranca.datamart.envelope.readers.EnvelopeDatagramReader.readFromStream(EnvelopeDatagramReader.java:21)
at com.senior.seguranca.adapterg5.jms.connection.JmsConnectionController$3.run(JmsConnectionController.java:535)
... 2 more
Quando ocorre / onde se aplica: Após uma atualização do Sistema Senior que esta situação começou a ocorrer.
Solução: A causa dessa situação é uma má ou incorreta atualização do sistema Senior, resultando em versões diferentes da CSM Center e Concentradora. Para solucionar esta situação deve-se executar novamente o Atualizador da Senior (SeniorUpdater) e refazer a atualização. Caso sejam identificados erros durante a atualização deve-se abrir um chamado para a equipe de Aplicativos e Tecnologia Senior. Se mesmo após a atualização de ambas as aplicações, CSM Center e Concentradora, o problema persistir, abra um chamado para equipe de suporte do produto Gestão de Acesso e Segurança com evidências dos logs da CSM Center, Concentradora e Datamart.
Em caso de dúvidas sobre os logs, realize o seguinte procedimento:
1) Pare o serviço da Concentradora (lembre-se que parando este serviço os dispositivos perderam a comunicação com o sistema Senior, principais impactos: marcações não serão pontualmente coletadas, dispositivos off-line);
2) Para habilitar os logs do Datamart deve-se acessar a CSM Center Config (http://ip_servidor_csmcenter:8585/csm-center-config - usuário/senha: admin/adminadmin), menu Logs, marcando a opção Gerar logs de datamart. (Para descobrir o IP da CSM Center acesse o menu Diversos > Configuração Aplicativos > campo Coletor de Marcações ou Gerenciador de Comandos);
3) Ainda na CSM Center Config, menu Logs, altere o campo Nível mínimo de logs para o valor TRACE;
4) Abra a Central de Configurações Senior (SeniorConfigCenter.exe localizado na pasta de instalação Senior), menu Sistemas > Gestão de Acesso e Segurança > Concentradora > Geral > Selecione a Concentradora > altere o campo Nível de logs para Trace.
5) Reinicie o serviço da CSM Center (mesmo impacto relatado para Concentradora anteriormente);
6) Inicie o serviço da Concentradora.
2016-01-05 10:12:10,462 ERROR Erro tentando carregar o datamart: Erro na carga do datamart
javax.jms.JMSException: Erro na carga do datamart
at com.senior.seguranca.adapterg5.jms.connection.JmsConnectionController.getDatamart(JmsConnectionController.java:563)
at com.senior.seguranca.adapterg5.jms.connection.JmsConnectionController.innerSendToApplication(JmsConnectionController.java:237)
at com.senior.seguranca.adapterg5.jms.connection.JmsConnectionController.sendToApplication(JmsConnectionController.java:221)
at com.senior.seguranca.adapterg5.getdatamart.DatamartProvider.getDatamart(DatamartProvider.java:59)
at com.senior.seguranca.csm.CSMServices.run(CSMServices.java:51)
at com.senior.seguranca.csm.impl.CSMThreadImp$CSMThreadRunner.run(CSMThreadImp.java:74)
at java.lang.Thread.run(Thread.java:744)
Caused by: java.lang.Exception: com.senior.seguranca.datamart.api.DatagramIOException: EOF
at com.senior.seguranca.adapterg5.jms.connection.JmsConnectionController$3.run(JmsConnectionController.java:538)
... 2 more
Caused by: com.senior.seguranca.datamart.api.DatagramIOException: EOF
at com.senior.seguranca.adapterg5.jms.connection.lazyjms.DatagramLazyByteReader.readByte(DatagramLazyByteReader.java:147)
at com.senior.seguranca.adapterg5.jms.connection.lazyjms.DatagramLazyByteReader.readInt(DatagramLazyByteReader.java:64)
at com.senior.seguranca.datamart.values.readers.ActuationDatagramReader.readFromStream(ActuationDatagramReader.java:19)
at com.senior.seguranca.datamart.values.readers.DeviceActuationDatagramReader.readFromStream(DeviceActuationDatagramReader.java:26)
at com.senior.seguranca.datamart.values.readers.DeviceActuationDatagramReader.readFromStream(DeviceActuationDatagramReader.java:14)
at com.senior.seguranca.datamart.values.readers.DeviceDatagramReader.readFromStream(DeviceDatagramReader.java:81)
at com.senior.seguranca.datamart.values.readers.DeviceDatagramReader.readFromStream(DeviceDatagramReader.java:22)
at com.senior.seguranca.datamart.getdatamart.readers.GetDatamartResponseToReaderDatagramReader.readFromStream(GetDatamartResponseToReaderDatagramReader.java:146)
at com.senior.seguranca.datamart.getdatamart.readers.GetDatamartResponseToReaderDatagramReader.readFromStream(GetDatamartResponseToReaderDatagramReader.java:40)
at com.senior.seguranca.datamart.envelope.readers.EnvelopeDatagramReader.readFromStream(EnvelopeDatagramReader.java:51)
at com.senior.seguranca.datamart.envelope.readers.EnvelopeDatagramReader.readFromStream(EnvelopeDatagramReader.java:21)
at com.senior.seguranca.adapterg5.jms.connection.JmsConnectionController$3.run(JmsConnectionController.java:535)
... 2 more
Quando ocorre / onde se aplica: Após uma atualização do Sistema Senior que esta situação começou a ocorrer.
Solução: A causa dessa situação é uma má ou incorreta atualização do sistema Senior, resultando em versões diferentes da CSM Center e Concentradora. Para solucionar esta situação deve-se executar novamente o Atualizador da Senior (SeniorUpdater) e refazer a atualização. Caso sejam identificados erros durante a atualização deve-se abrir um chamado para a equipe de Aplicativos e Tecnologia Senior. Se mesmo após a atualização de ambas as aplicações, CSM Center e Concentradora, o problema persistir, abra um chamado para equipe de suporte do produto Gestão de Acesso e Segurança com evidências dos logs da CSM Center, Concentradora e Datamart.
Em caso de dúvidas sobre os logs, realize o seguinte procedimento:
1) Pare o serviço da Concentradora (lembre-se que parando este serviço os dispositivos perderam a comunicação com o sistema Senior, principais impactos: marcações não serão pontualmente coletadas, dispositivos off-line);
2) Para habilitar os logs do Datamart deve-se acessar a CSM Center Config (http://ip_servidor_csmcenter:8585/csm-center-config - usuário/senha: admin/adminadmin), menu Logs, marcando a opção Gerar logs de datamart. (Para descobrir o IP da CSM Center acesse o menu Diversos > Configuração Aplicativos > campo Coletor de Marcações ou Gerenciador de Comandos);
3) Ainda na CSM Center Config, menu Logs, altere o campo Nível mínimo de logs para o valor TRACE;
4) Abra a Central de Configurações Senior (SeniorConfigCenter.exe localizado na pasta de instalação Senior), menu Sistemas > Gestão de Acesso e Segurança > Concentradora > Geral > Selecione a Concentradora > altere o campo Nível de logs para Trace.
5) Reinicie o serviço da CSM Center (mesmo impacto relatado para Concentradora anteriormente);
6) Inicie o serviço da Concentradora.