ERP – eDocs NF-e – Rejeição 223: CNPJ do transmissor do lote difere do CNPJ do transmissor da consulta
Incidente
Na emissão de uma NF-e, a nota está sendo rejeitada pela SEFAZ pelo seguinte motivo: Rejeição 223: CNPJ do transmissor do lote difere do CNPJ do transmissor da consulta.
Causa
Geralmente essa mensagem ocorre quando o sistema da SEFAZ está instável. Geralmente ocorre na SEFAZ de São Paulo. Mas pode ocorrer também quando há um certificado inválido ou vencido instalado no servidor onde está o eDocs, que pode estar gerando algum conflito na transmissão das notas.
Solução
Para tratar este cenário, realize os passos a seguir:
1. Acesse o portal da SEFAZ e consulte a chave de acesso do documento;
1.1 Se o documentos já está autorizado no sistema da SEFAZ, no eDocs, acesse a tela NF-e / Emissões, aba Emissões, selecione a nota e clique no botão Consultar;
1.2. Se o documento não está autorizado no sistema da SEFAZ, acesse a tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal e emita a nota novamente.
2. Solicite ao responsável pela TI da empresa verificar no servidor onde está a instalação do eDocs, se há certificados vencidos/inválidos na máquina, mantendo apenas os certificados corretos.
Observação
- Efetuar os procedimentos citados acima apenas após o período de instabilidade no sistema da SEFAZ for normalizado;
- A consulta de autorização do documento poderá ser efetuado diretamente no site da SEFAZ, a partir da chave de acesso de cada documento;
- Se a rejeição da SEFAZ permanecer, entre em contato com o suporte da SEFAZ.