ERP – Projetos – Ordem de compra não é bloqueada mesmo se não há saldo no orçamento
Incidente
No módulo Gestão de Compras, ao gerar ou aprovar uma Ordem de Compra, a Ordem de Compra não é bloqueada, mesmo não havendo saldo disponível no orçamento do centro de custo, conta financeira, fase e/ou projeto.
Causa
Este incidente ocorre, pois existem várias parametrizações que influenciam no bloqueio ou não da Ordem de Compra ao ser alocada em projetos, e uma delas pode estar incorreta.
Solução
Para que esse incidente não ocorra, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F615PRJ - Finanças / Gestão orçamentária e projetos / Controle financeiro / Projetos;
1.1. Informe o projeto e, na aba Bloqueio financeiro, verifique o campo Critério/Mensagem Bloqueio Ordens Compra. Caso este campo esteja definido como L - Libera ou A - Avisa, ajuste para B - Bloqueia:
2. Faça a conferência de alguns parâmetros importantes:
- Na tela F070PRJ - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Projetos, verifique como está definido o campo Bloqueio Ordem de Compra;
- Na tela 000PGS - Cadastros / Identificadores e Parâmetros / Parâmetros globais, verifique se o parâmetro global AprPriAoc está ativo;
- Na mesma tela, verifique se o parâmetro global ConSalAnt está ativo;
3. Caso o parâmetro ConSalAnt esteja ativo e o projeto possua controle mensal, o sistema irá considerar os saldos restantes dos meses anteriores ao atual. Caso ainda exista saldo restante em períodos anteriores ao mês atual e a Ordem de Compra não exceda o valor deste saldo, o bloqueio não ocorrerá;
3.1. Avalie se em seu processo é correto que o sistema considere o saldo remanescente de meses anteriores como disponível. Caso não deseje que isso ocorra, desative o parâmetro global ConSalAnt;
4. Caso o parâmetro global AprPriAoc esteja ativo, o parâmetro Bloqueia Ordem de Compra na tela F070PRJ obrigatoriamente precisa ser definido como 2 - Antes da aprovação multi-nível. Em contrapartida, caso o parâmetro global esteja inativo, o parâmetro Bloqueia Ordem de Compra obrigatoriamente precisa ser diferente de 2 - Antes da aprovação multinível. Qualquer outra configuração não atualizará os saldos e o bloqueio não ocorrerá;
Observação
O parâmetro global AprPriAoc existe para que a alocação dos valores do projeto ocorra no primeiro aprovador da rotina de aprovação multinível. Caso seja correto este parâmetro estar ativo, é importante garantir que, na tela F068RNA, a rotina 12 - Ordens de compra esteja ativa.
4.1. Avalie se a combinação dos parâmetros está correta e de acordo com seu processo. Caso necessário, ajuste o que for preciso. Segue também um trecho da documentação oficial da tela F070PRJ com um resumo das combinações possíveis:
5. Caso o parâmetro Bloqueia Ordem de Compra na tela F070PRJ esteja definido como 1 - Mudança de estado de PRE para ANA, verifique os seguintes parâmetros e processos:
5.1. Verifique na tela F070FCP, aba Compras 2, como está definido o campo Estado de inicialização da ordem de compra. Caso esteja definido como ANA (Em análise), a Ordem de Compra já será iniciada como ANA e a mudança de estado de PRE para ANA não irá acontecer. Por consequência, o bloqueio não ocorrerá;
5.1.1. Se necessário, ajuste o campo Estado de inicialização da ordem de compra para PRE - Em preparação;
5.2. Caso a Ordem de Compra tenha sido gerada através de uma Solicitação de Compra, pela tela F420OSC, observe se as OCs estão sendo geradas com o estado de inicialização correto, através do campo Aprov. Multinível. Caso este campo esteja preenchido com ANA - Análise no momento da geração da Ordem de Compra, ela será inicializada como ANA, sem passar pela mudança de estado de PRE para ANA, e o bloqueio não ocorrerá:
Observação
Caso o identificador de regras CPR-420STAOC01 esteja ativo, este campo será desabilitado para edição e preenchido automaticamente como ANA - Análise. Se necessário, desative o identificador de regras.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.