ERP – Integração de Notas Fiscais – Como integrar o valor do ICMS Simples Nacional das notas fiscais de entrada na Gestão de Tributos
Dúvida
Como integrar o valor do ICMS Simples Nacional das notas fiscais de entrada na Gestão de Tributos?
Solução
Para integrar o valor do ICMS Simples Nacional das notas fiscais de entrada, através da tela F660INT-Controladoria / Gestão de Tributos / Escrituração / Integrações / Notas Fiscais (Integração de Notas Fiscais), realize os passos a seguir:
1. Na tela F070FEF-Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Tributos (Parâmetros da Filial para Tributos), página Impostos 2, informe 'S' no campo Lançar ICMS Simples no ICMS.
Esse campo é o indicativo do local em que o crédito do ICMS de compra de fornecedor do simples nacional será lançando. Quando este campo estiver parametrizado com 'S'-Sim o crédito será lançado nos campos relativos ao ICMS, e quando parametrizado com 'N'-Não, será lançado em campo específico, neste caso o crédito continua sendo lançando no valor do ICMS do Simples Nacional, no campo de valor de ajustes do item da nota fiscal, para que possa ser justificado nos registros C197-Outras Obrigações Tributárias, Ajustes e Informações provenientes de Documento Fiscal e E111-Ajuste/Benefício/Incentivo da Apuração do ICMS do SPED Fiscal.
Com este parâmetro como 'S'-Sim, ao integrar novas notas fiscais o valor do ICMS referente a fornecedores do Simples Nacional será considerado nos campos de Base e Valor de ICMS, e consequentemente será considerado para a Gestão de Tributos na escrituração, livros e apuração.
Quando o usuário optar pelo parâmetro como 'N'-Não os valores de ICMS serão jogados nos campos do Simples Nacional em Tributos, e esses campos são apenas informativos, eles não tem utilidade para fins fiscais, ou seja, não é gerado em nenhuma declaração ou apuração de impostos, dessa forma o campo percentual de ICMS não é necessário.
Observação
Para as notas já integradas no período, estorne e integre novamente.