ERP – eDocs NFS-e Cancelamento – Rejeição: Motivo do cancelamento da nota deve ser informado
Incidente
Ao enviar a solicitação de cancelamento de uma NFS-e a Prefeitura está rejeitando o mesmo. Na tela NFS-e / Emissões, aba Cancelamentos ao clicar no botão Eventos é apresentada a seguinte informação: Rejeição: Motivo do cancelamento da nota deve ser informado.
Causa
Algumas Prefeituras exigem que o motivo do cancelamento seja informado no pedido de cancelamento. Caso o Gestão Empresarial | ERP não estiver parametrizado para gerar a tag <MotivoCancelamento> no XML, essa informação não será enviada para a Prefeitura, causando então a rejeição do cancelamento da NFS-e.
Solução
Para que o motivo do cancelamento seja gerado no pedido de cancelamento, revise os passos abaixo:
1. No eDocs, em Configurações / Filiais, aba NFS-e, sub-aba Geral o parâmetro Padrão do arquivo de integração (Entrada) deverá estar configurado como 'Senior':
2. No Gestão Empresarial | ERP, cadastre e ative o Identificador de Regras GER-000GERSDE1 na tela F098REG - Cadastros / Identificadores e parâmetros / Identificador de Regras:
Com o identificador ativo, será enviado para a tag <MotivoCancelamento> o motivo que foi informado na tela F140CAN_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal no momento de solicitar o cancelamento da NFS-e.
Observação:
- O cadastro dos identificadores de regras no Gestão Empresarial | ERP é por empresa;
- O identificador de regras GER-000GERSDE1 já é habilitado por padrão no Gestão Empresarial PME | GOUP.