14753 - Problemas de retorno do documento
Problema: no retorno do eDocs para o ERP, o retorno do documento não ocorre. Como crítica de retorno e no Log Sde.log é possível identificar a seguinte mensagem de erro de retorno: Foi encontrado mais de um documento eletrônico com os parâmetros informados. Verifique se a chave eletrônica, o CNPJ da filial e as informações chaves da nota(CodEmp,CodFil,CodSnf,NumNfv,NumDfs) referem-se a um mesmo documento.
Rotina / Tela: Retorno de status de documentos eletrônicos para o ERP.
Solução: O sistema ERP considera as informações abaixo para encontrar os documentos eletrônicos na base de dados para alteração dos seus respectivos status (quando o retorno utiliza a porta 3 ou superior ou ainda quando o retorno é via WebService do eDocs):
- CNPJ da filial;
- Numero do documento;
- Série legal informada no cadastro da série.
Ou seja, se estiver parametrizado uma série (F020SNF) na Filial com a mesma série legal informada esta mensagem irá ocorrer, pois o sistema irá encontrar mais de um documento com as mesmas características para retornar ao ERP, conforme a própria mensagem indica.
Para resolver a situação, deve-se efetuar a revisão dos cadastros das séries parametrizadas no sistema ERP.
Informações adicionais:
- Essa situação é comum ocorrer em Clientes que emitem NFS-e para Prefeituras que reiniciam a numeração de NFS-e na virada do ano (exemplo: Belo Horizonte-MG, Porto Alegre-RS), pois entendem que devem reiniciar também a numeração de seus RPS para ficarem idênticos as numerações das novas NFS-e (apesar se que RPS e NFS-e são documentos distintos) e por isso cadastram nova série de RPS na tela F020SNF, utilizando a mesma série legal. Nesses casos a orientação é que seja ajustada a série (tela F020SNF) utilizada no ano anterior para que tenha uma série legal diferente da série nova que foi cadastrada. Após isso, os reenvios de retorno do eDocs podem ser realizados.
Observação: esta situação também poderá ocorrer quando é utilizado um sistema de terceiros integrado ao ERP Senior.