14338 - Erro ao tentar alterar senha de usuários dentro do Portal Corporativo
Problema: Usuários acessam normalmente o portal, porém ao tentar alterar a senha é informado que o usuário não possui permissão para alteração de senha e no arquivo de log é gerada a seguinte mensagem:
[#|2015-01-14T15:04:14.320-0200|SEVERE|glassfish3.1.2|javax.enterprise.system.std.com.sun.enterprise.server.logging|_ThreadID=23;_ThreadName=Thread-2;|com.liferay.portal.UserPasswordException
at com.senior.security.impl.ChangePasswordHelper.passwordAllowed(ChangePasswordHelper.java:60)
at com.senior.security.impl.ChangePasswordHelper.changePassword(ChangePasswordHelper.java:35)
at com.senior.security.impl.AbstractSecurityManager.changePassword(AbstractSecurityManager.java:162)
at com.senior.security.impl.SecurityManager.changePassword(SecurityManager.java:1)
at com.senior.portal.ExtUserLocalService.changePasswordSGU(ExtUserLocalService.java:80)
at com.senior.portal.ExtUserLocalService.updatePassword(ExtUserLocalService.java:44)
at sun.reflect.GeneratedMethodAccessor1992.invoke(Unknown Source)
at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(DelegatingMethodAccessorImpl.java:25)
at java.lang.reflect.Method.invoke(Method.java:597)
at com.liferay.portal.kernel.bean.ClassLoaderBeanHandler.invoke(ClassLoaderBeanHandler.java:67)
at $Proxy658.updatePassword(Unknown Source)
at sun.reflect.GeneratedMethodAccessor1992.invoke(Unknown Source)
at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(DelegatingMethodAccessorImpl.java:25)
at java.lang.reflect.Method.invoke(Method.java:597)
at com.liferay.portal.spring.aop.ServiceBeanMethodInvocation.proceed(ServiceBeanMethodInvocation.java:122)
at com.liferay.portal.spring.transaction.TransactionInterceptor.invoke(TransactionInterceptor.java:71)
Quando ocorre / onde se aplica: Quando é tentado alterar a senha dentro do portal.
Solução: Solução: Abrir o SGU, selecionar o usuário, ir até: Segurança > Políticas de Senha > Duração da Senha e verificar se a política atrelada ao usuário está com a opção Permite usuário alterar senha habilitada. Caso não esteja habilitada é necessário habilitar.
Caso a opção já esteja habilitada é necessário acessar o cadastro do usuário através do SGU, ir na opção Políticas, alterar para uma outra política qualquer e depois retornar a política anterior.
[#|2015-01-14T15:04:14.320-0200|SEVERE|glassfish3.1.2|javax.enterprise.system.std.com.sun.enterprise.server.logging|_ThreadID=23;_ThreadName=Thread-2;|com.liferay.portal.UserPasswordException
at com.senior.security.impl.ChangePasswordHelper.passwordAllowed(ChangePasswordHelper.java:60)
at com.senior.security.impl.ChangePasswordHelper.changePassword(ChangePasswordHelper.java:35)
at com.senior.security.impl.AbstractSecurityManager.changePassword(AbstractSecurityManager.java:162)
at com.senior.security.impl.SecurityManager.changePassword(SecurityManager.java:1)
at com.senior.portal.ExtUserLocalService.changePasswordSGU(ExtUserLocalService.java:80)
at com.senior.portal.ExtUserLocalService.updatePassword(ExtUserLocalService.java:44)
at sun.reflect.GeneratedMethodAccessor1992.invoke(Unknown Source)
at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(DelegatingMethodAccessorImpl.java:25)
at java.lang.reflect.Method.invoke(Method.java:597)
at com.liferay.portal.kernel.bean.ClassLoaderBeanHandler.invoke(ClassLoaderBeanHandler.java:67)
at $Proxy658.updatePassword(Unknown Source)
at sun.reflect.GeneratedMethodAccessor1992.invoke(Unknown Source)
at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(DelegatingMethodAccessorImpl.java:25)
at java.lang.reflect.Method.invoke(Method.java:597)
at com.liferay.portal.spring.aop.ServiceBeanMethodInvocation.proceed(ServiceBeanMethodInvocation.java:122)
at com.liferay.portal.spring.transaction.TransactionInterceptor.invoke(TransactionInterceptor.java:71)
Quando ocorre / onde se aplica: Quando é tentado alterar a senha dentro do portal.
Solução: Solução: Abrir o SGU, selecionar o usuário, ir até: Segurança > Políticas de Senha > Duração da Senha e verificar se a política atrelada ao usuário está com a opção Permite usuário alterar senha habilitada. Caso não esteja habilitada é necessário habilitar.
Caso a opção já esteja habilitada é necessário acessar o cadastro do usuário através do SGU, ir na opção Políticas, alterar para uma outra política qualquer e depois retornar a política anterior.