eDocs – E-mail – Erro ao realizar teste de conexão: Server not found / Erro ao realizar teste de conexão: Server is not available
Incidente
Ao cadastrar um endereço de e-mail no eDocs tanto para envio de e-mails como para a rotina de recebimento de documentos eletrônicos por e-mail, as seguintes mensagens de erro são retornadas ao efetuar o teste de conexão:
- Erro ao realizar teste de conexão: Server not found;
- Erro ao realizar teste de conexão: Server is not available.
Observação
As mensagens poderão variar de acordo com o ambiente e servidor de e-mails utilizado. Em um ambiente e servidor de e-mails que utilizam linguagem padrão português, as mensagens poderão ser apresentadas como Erro ao realizar teste de conexão: Servidor não encontrado ou Erro ao realizar teste de conexão: Servidor não está disponível.
Causa
Essa situação ocorre quando:
- Não foi informado um endereço do servidor SMTP/POP/IMAP válido ou há algum bloqueio no ambiente que impossibilita a comunicação do sistema com o servidor de e-mail;
- Quando o eDocs conseguiu se conectar com o servidor de e-mail, ou seja, a parametrização do servidor está correta, porém a o eDocs não conseguiu efetuar a conexão com o serviço correto através da porta definida.
Solução
Para verificar esse cenário, siga as orientações abaixo:
1. Verifique o endereço/porta de conexão com o servidor de e-mail definido nas parametrizações do sistema. Em caso de dúvidas relacionados ao cadastro da conta de e-mail no eDocs, o artigo ERP – eDocs Envio E-mail – Como alterar configurações de envio de e-mails poderá ser consultado;
2. Verifique com o responsável pela infraestrutura da empresa o desbloqueio do ambiente para comunicação com o servidor de e-mail.
Observação
- Em alguns casos, a utilização da porta incorreta em SMTP poderá acarretar a mensagem de erro O teste foi mal sucedido. Erro retornado: Falha ao enviar email. Exemplo: utilização da porta IMAP como sendo a porta SMTP;
- As mensagens de erro relatadas não são um erro do eDocs, mas sim questões de parametrização. Caso haja necessidade de apoio para realização da parametrização, a área de Serviços da Senior deverá ser acionada;
- Caso seja utilizado sistema no ambiente Cloud Senior, é necessário verificar com o Suporte de IT Services a liberação do servidor de e-mails no servidor Cloud. A não liberação adequada no ambiente Cloud poderá acarretar a mensagem Server not found.