ERP- Controle de Bens - Cálculo de correção monetária no movimento de baixa de um Bem
Incidente
No módulo Gestão de Patrimônio, ao tentar realizar a movimentação de baixa de Bem imobilizado, através da tela F670MAN - Controladoria / Gestão de Patrimônio / Controle de Bens / Movimentação / Geração está sendo calculado a correção monetária.
Causa
Este incidente ocorre, pois quando o Bem foi cadastrado não estava defini a moeda em índice oficial na tela F070EPT, e como no Patrimônio este índice é obrigatório, na inclusão é aberta uma tela solicitando ao usuário o índice. E o índice digita no momento do cadastro é diferente do atual, resultando assim no cálculo de correção monetária.
Solução
Para que esse incidente não ocorra, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F031AIM - Cadastros / Finanças / Moedas e Índices / Cadastro / Atualização, para a moeda atual e informe para o dia da baixa o cotação com o mesmo valor do cadastro original do Bem, e execute a baixa;
1.1. Na sequencia exclua essa cotação, pois irá refletir no cálculo de correção monetária para outros Bens da Base.
Observação:
Esse cálculo de correção monetária sobre a UFIR não tem mais uma obrigação legal, o sistema só cálculo essa valor porque foi desenhado em uma época que essa informação era necessário, desta forma esse cálculo não tem nenhuma utilidade e impacto.