14168 - Retorno ERP Manifestação: Não foi possivel localizar um(a) Registro
Problema: Descrição do Problema: quando o eDocs tenta efetuar retorno para o ERP de uma manifestação de destinatário, o ERP retorna o seguinte erro de retorno: Não foi possivel localizar um(a) <Tipo_Manifestação> com número <Numero_Nota>
Onde:
<Tipo_Manifestação> é preenchido com o tipo de operação realizada: Ciência de Operação, Confirmação de Operação ou Operação não Realizada
<Numero_Nota> é preenchido com número da NF-e à qual a manifestação está vinculada.
Rotina / Tela: retorno de manifestação de destinatário para o ERP.
Solução: Solução: A mensagem de erro de retorno Não foi possivel localizar um(a) <Tipo_Manifestação> com número <Numero_Nota> ocorre quando, pelos parâmetros repassados pelo eDocs para o ERP para o retorno o ERP não conseguiu localizar um registro em sua base para atender a requisição.
Neste caso, deve ser verificado:
1) Se for retorno via WebService: verificar a requisição que o eDocs está efetuando na Consulta de Requisições do ERP e verificar quais os parâmetros que estão sendo repassados e o motivos pelo qual o registro não é encontrado no ERP
2) Se for retorno via SeniorSID: verificar no log do SapiensServer a requisição que o eDocs está efetuando e verificar quais os parâmetros que estão sendo repassados e o motivos pelo qual o registro não é encontrado no ERP
Com base nas verificações efetuadas, os eventuais cadastros do ERP devem ser ajustados para que o registro retorne corretamente.
Informações adicionais:
3) Se o cliente efetua o retorno via Web Service 3 ou WebService 4 utilizando versão do eDocs 5.8.6.8 ou anterior, o eDocs encaminhará ao ERP o CNPJ da Filial, a série legal da NF e o número da NF (além de outras informações). Com as informações repassadas o ERP tentará localizar em sua base de dados o registro exato da Manifestação gerada. Ocorre que, se o ERP não encontrar um registro, a mensagem de erro destacada será informada.
É muito comum os usuários gerarem suas NF de entrada com uma série padrão no ERP, não se atentando para o fato da série legal vinculada à esta série do ERP. No caso de NF-e e Manifestação de Destinatário, os processos no ERP foram criados com base na série legal definida no cadastro da série do ERP (cadastro efetuado na tela F020SNF). Neste caso, indica-se a criação de tantas séries no ERP quantas forem as séries legais das NF-e geradas pelos fornecedores que emitem NF-e para o cliente, lembrando que podem ser necessários serem efetuadas alterações em cadastros de séries já efetuadas, onde deve-se definir corretamente a série legal para que os registros retornem do eDocs para o ERP. No entanto, caso não deseja-se seguir este conceito definido no ERP (que é o correto), poderá:
3.1) Utilizar o retorno via WebService 2, onde o retorno ocorre via Chave de Acesso (para todos os documentos) e não pelos dados do documento. Importante: retorno via WebService 2 não está disponível para NF-e 3.10, desta forma, se o cliente emite NF-e 3.10 esta não é uma alternativa válida.
3.2) Utilizar o eDocs em versão 5.8.6.9 ou superior, ERP em versões 5.8.5.28, 5.8.6.10 ou superiores. Isso porque, a partir destas versões, a integração eDocs e ERP passou a utilizar somente a chave de acesso para retornar informações de status do eDocs para o ERP para manifestações de destinatário (mesmo utilizando WebService 3 ou WebService 4 para retorno). Observações: demais documentos continuam sendo retornados pelos dados completos e não somente pela chave de acesso; a utilização do eDocs em versão 5.8.6.9 ou superior e não utilização do ERP em uma das versões indicadas acarretará em erro na execução do retorno do eDocs ao ERP.
Onde:
<Tipo_Manifestação> é preenchido com o tipo de operação realizada: Ciência de Operação, Confirmação de Operação ou Operação não Realizada
<Numero_Nota> é preenchido com número da NF-e à qual a manifestação está vinculada.
Rotina / Tela: retorno de manifestação de destinatário para o ERP.
Solução: Solução: A mensagem de erro de retorno Não foi possivel localizar um(a) <Tipo_Manifestação> com número <Numero_Nota> ocorre quando, pelos parâmetros repassados pelo eDocs para o ERP para o retorno o ERP não conseguiu localizar um registro em sua base para atender a requisição.
Neste caso, deve ser verificado:
1) Se for retorno via WebService: verificar a requisição que o eDocs está efetuando na Consulta de Requisições do ERP e verificar quais os parâmetros que estão sendo repassados e o motivos pelo qual o registro não é encontrado no ERP
2) Se for retorno via SeniorSID: verificar no log do SapiensServer a requisição que o eDocs está efetuando e verificar quais os parâmetros que estão sendo repassados e o motivos pelo qual o registro não é encontrado no ERP
Com base nas verificações efetuadas, os eventuais cadastros do ERP devem ser ajustados para que o registro retorne corretamente.
Informações adicionais:
3) Se o cliente efetua o retorno via Web Service 3 ou WebService 4 utilizando versão do eDocs 5.8.6.8 ou anterior, o eDocs encaminhará ao ERP o CNPJ da Filial, a série legal da NF e o número da NF (além de outras informações). Com as informações repassadas o ERP tentará localizar em sua base de dados o registro exato da Manifestação gerada. Ocorre que, se o ERP não encontrar um registro, a mensagem de erro destacada será informada.
É muito comum os usuários gerarem suas NF de entrada com uma série padrão no ERP, não se atentando para o fato da série legal vinculada à esta série do ERP. No caso de NF-e e Manifestação de Destinatário, os processos no ERP foram criados com base na série legal definida no cadastro da série do ERP (cadastro efetuado na tela F020SNF). Neste caso, indica-se a criação de tantas séries no ERP quantas forem as séries legais das NF-e geradas pelos fornecedores que emitem NF-e para o cliente, lembrando que podem ser necessários serem efetuadas alterações em cadastros de séries já efetuadas, onde deve-se definir corretamente a série legal para que os registros retornem do eDocs para o ERP. No entanto, caso não deseja-se seguir este conceito definido no ERP (que é o correto), poderá:
3.1) Utilizar o retorno via WebService 2, onde o retorno ocorre via Chave de Acesso (para todos os documentos) e não pelos dados do documento. Importante: retorno via WebService 2 não está disponível para NF-e 3.10, desta forma, se o cliente emite NF-e 3.10 esta não é uma alternativa válida.
3.2) Utilizar o eDocs em versão 5.8.6.9 ou superior, ERP em versões 5.8.5.28, 5.8.6.10 ou superiores. Isso porque, a partir destas versões, a integração eDocs e ERP passou a utilizar somente a chave de acesso para retornar informações de status do eDocs para o ERP para manifestações de destinatário (mesmo utilizando WebService 3 ou WebService 4 para retorno). Observações: demais documentos continuam sendo retornados pelos dados completos e não somente pela chave de acesso; a utilização do eDocs em versão 5.8.6.9 ou superior e não utilização do ERP em uma das versões indicadas acarretará em erro na execução do retorno do eDocs ao ERP.