ERP – eDocs NFS-e Ginfes – Rejeição: E315 - Não foi possível carregar crl do certificado
Incidente
Ao gerar uma NFS-e para a Prefeituras que utilizem Fornecedor Ginfes, no eDocs em NFS-e / Emissões, aba Emissões a nota está com o status rejeitada e ao clicar no botão Eventos, consta a seguinte informação: Rejeição: E315 - Não foi possível carregar crl do certificado.
Causa
Essa situação ocorre geralmente por um problema no sistema da Prefeitura, que não consegue validar corretamente o certificado digital utilizado para emitir a RPS/NFS-e.
Solução
Para verificar essa situação, valide os passos abaixo:
1. Verifique se a RPS/NFS-e foi autorizada no sistema da Prefeitura (acesse o sistema on-line da Prefeitura e efetue uma busca pelo número da RPS);
1.1. Se a RPS/NFS-e foi autorizada no sistema da Prefeitura, colete o código de verificação gerado.
1.1.1. Acesse no eDocs a tela NFS-e / Emissões, aba Emissões, e selecione o registro do RPS que foi rejeitado e clique no botão Eventos:
1.1.2. Na tela de eventos, clique em Código de Verificação e informe o código coletado no portal da Prefeitura:
1.2. Se a RPS/NFS-e não tiver sido autorizada no sistema da prefeitura, reenvie a RPS/NFS-e novamente;
1.2.1. No Gestão Empresarial | ERP acesse a tela F140CAN - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Emissão e cancelamento / Nota fiscal e gere o XML novamente;
1.2.2. A RPS/NFS-e poderá ser rejeitada pelo mesmo motivo novamente. Se isso ocorrer, avalie novamente se a RPS/NFS-e foi autorizada no sistema da Prefeitura para verificar o procedimento que deverá ser realizado novamente (solicite emissão novamente conforme tópico 1.2 ou solicite atualização do status da RPS/NFS-e conforme tópico 1.1.)
Observações:
- Valide se o certificado digital utilizado pela filial no sistema eDocs está válido. Para verificar os certificados utilizados no sistema acesse a tela Configurações / Certificados (para mais informações consulte a documentação completa clicando aqui);
- Caso o certificado digital esteja válido, então há certeza de que o incidente em questão não se trata de um incidente no sistema eDocs, mas uma situação relacionada ao sistema da Prefeitura.